

Poupança pode chegar aos 3500 euros anuais
Os passageiros da linha de Braga não escondem que, apesar dos problemas que apontam ao serviço prestado pela CP, escolhem o comboio porque é a alternativa mais barata.
As contas são fáceis de fazer. A assinatura da CP entre as estações de Braga e Porto-S.Bento custa 51,50 euros por mês. Depois junta-se, na maioria dos casos, o Andante, com um custo de 23,45 euros, para duas zonas. E há a hipótese de comprar o passe da STCP, mais barato para os portadores de passe ferroviário (21,70 euros). Contas feitas, quem viajar de comboio entre as duas capitais de distrito gasta, no máximo, 75 euros por mês.
De carro, a viagem não se faz por menos de 15 euros por dia. Os 56 quilómetros que separam os centros das duas cidades significam um gasto diário de cerca de dez euros de combustível. A estes há que juntar o custo da portagem (de Braga-Sul à Maia são 2,95 euros em cada sentido). Ou seja, no final de uma semana de viagens de comboio, já há poupança.
Em cada mês, são gastos cerca de 400 euros para ir de Braga ao Porto de automóvel (mais 325 do que de comboio), o que perfaz uma poupança anual de quase 3500 euros (descontando as despesas de manutenção da viatura).