in Diário Economico, 05/01/10
"Os comboios da Refer vão parar no dia 21. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) entregou hoje o pré-aviso de greve.
O SNTSF afirma, em comunicado, que o pré-aviso de greve foi entregue hoje à administração da REFER - Rede Ferroviária Nacional e aos ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Trabalho e da Solidariedade Social.
O sindicato refere que o pré-aviso foi entregue depois de ter colocado "aos diversos órgãos da REFER um conjunto de problemas, sem que até ao momento tenha obtido qualquer resposta concreta para os mesmo".
O sindicato reivindica a "atribuição do repouso mínimo de 12 horas aos trabalhadores que laboram em regime de escalas de serviço", bem como a "aplicação efectiva do Acordo de Empresa (AE) no que concerne às entradas ao serviço a seguir à folga ou outras ausências, que nunca poderá ser antes das 06:00".
Das reivindicações do sindicato fazem também parte a "regularização das situações em que os trabalhadores laboram por turnos e são considerados em trabalho normal" e o "pagamento da acumulação de funções de motorista a todos os trabalhadores que, por interesse de serviço, são obrigados a conduzir viaturas da empresa, conforme estipula o AE".
Além da REFER, também os trabalhadores ferroviários da CP deverão paralisar no próximo dia 21, conforme adiantou à Lusa em Dezembro o coordenador do SNTSF, José Manuel Oliveira.
No caso da CP, o sindicato reclama "o cumprimento do Acordo de Empresa no que se refere às avaliações profissionais", disse, na altura, o dirigente sindical."