Um país que quer novos utentes, preparando o serviço para tal ( e mesmo troçando um pouco do estado anterior) e que diz "O comboio volta a estar no centro das nossas vidas"
Um país que sugere ir de comboio para apoiar a selecção (ou outras situações casuais?), com uma campanha de prémios para o apoiar
Um país que sabe que a sua ferrovia é essencial não só para a sua capacidade industrial e exportadora como para a sua responsabilidade ambiental
Um país que diz ser fácil conhecer pessoas ou usar o tempo no comboio como tempo de lazer, com comodidade
Um país que criou um passe único para comboios (e não só), útil também para visitar zonas rurais, onde está bem presente, com linhas que tiram partido do património cultural e natural das regiões
Por fim o mesmo país do primeiro vídeo, que teve um crescimento de 157% em 20 anos, com uma mensagem de agradecimento aos utentes de um serviço regional
Não houve nenhum motivo prático para que Portugal não pudesse ter hoje um serviço ferroviário comparável com qualquer um destes países, em vez disso foi o único que sofreu uma quebra de utentes, na ordem dos 66%.