SEARCH

12 maio, 2011

2 Notícias de Subida dos Preços dos Transportes

"Governo remete decisão de subida dos transportes para a próxima legislatura"

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, disse hoje, à saída de uma reunião com as empresas de transportes que qualquer decisão de rever as tarifas para os utentes só poderá ser tomada por um próximo Governo.
António Mendonça não se comprometeu com nenhuma decisão quanto ao sector de transportes, que foi um dos principais alvos da troika, remetendo a aplicação das medidas para o futuro governo.

O ministro disse que a reunião que decorreu hoje com as principais transportadoras rodoviárias, ferroviárias e fluviais teve como objectivo apenas fazer um balanço da reestruturação que foi imposta ao sector no âmbito do PEC.O ministro disse que as empresas estavam a conseguir poupanças através de aumentos de eficiência.

Subida nos transportes deverá ser maior nos comboios 

Aumentos nos últimos anos entre os 1,2% e os 4% podem não ser suficientes para as empresas.
Os aumentos nos preços dos transportes que, inevitavelmente serão aplicados em breve, deverão afectar sobretudo o sector ferroviário, que pratica uma estrutura de preços reduzida face aos custos elevados em que incorre. Ainda que tanto a Carris como a STCP também tenham défice operacional, a situação nos ferroviários é mais complexa porque há custos fixos difíceis de reduzir a não ser com corte de linhas.