via Infrastructurist
Um estudo do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Washington, publicado na revista Urban Studies, avaliou os diversos factores que afectam o número de utentes dos transportes colectivos.
Ficam assim reforçadas cientificamente algumas noções básicas sobre factores de influência no número de passageiros:
- Aumento de utentes após melhorias no serviço prestado reflectem-se não só no momento da intervenção como até 4 meses mais tarde, necessitando de se apoiar no "passa-palavra" e divulgação a médio prazo para existir alcance no anúncio de melhorias. Toda e qualquer melhoria conquistou sempre utentes, mesmo em serviços com uma tendência de estagnação ou descendente.
- Aumento do preço dos bilhetes tem reflexo imediato no número de utentes e também 10 meses mais tarde, o que dá aos estudos do impacto de reduções e aumentos em prazo anual. Cada aumento de 1% implica uma redução de 0.4% nos passageiros no imediato e 0.8% nos meses seguintes.
- Aumentos e volatilidade no preço dos combustíveis tem um efeito imediato mas também se prolonga nos meses seguintes ao pico nos preços, sugerindo permanência significativa de utentes após os períodos mais críticos. O aumento dos combustíveis para automóveis é um incentivo mais forte do que descidas de preços nos bilhetes.
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14 junho, 2011
"Combustíveis caros mais influentes do que bilhetes baratos"
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