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14 junho, 2011

"Combustíveis caros mais influentes do que bilhetes baratos"

via Infrastructurist

Um estudo do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Washington, publicado na revista Urban Studies, avaliou os diversos factores que afectam o número de utentes dos transportes colectivos.

Ficam assim reforçadas cientificamente algumas noções básicas sobre factores de influência no número de passageiros:

- Aumento de utentes após melhorias no serviço prestado reflectem-se não só no momento da intervenção como até 4 meses mais tarde, necessitando de se apoiar no "passa-palavra" e divulgação a médio prazo para existir alcance no anúncio de melhorias. Toda e qualquer melhoria conquistou sempre utentes, mesmo em serviços com uma tendência de estagnação ou descendente.

- Aumento do preço dos bilhetes tem reflexo imediato no número de utentes e também 10 meses mais tarde, o que dá aos estudos do impacto de reduções e aumentos em prazo anual. Cada aumento de 1% implica uma redução de 0.4% nos passageiros no imediato e 0.8% nos meses seguintes.

- Aumentos e volatilidade no preço dos combustíveis tem um efeito imediato mas também se prolonga nos meses seguintes ao pico nos preços, sugerindo permanência significativa de utentes após os períodos mais críticos. O aumento dos combustíveis para automóveis é um incentivo mais forte do que descidas de preços nos bilhetes.