SEARCH

15 julho, 2011

As nossas sugestões para o serviço Porto-Galiza


A Associação Comboios XXI defende activamente o transporte ferroviário, veículo fundamental para o desenvolvimento sustentado e sustentável de Portugal;

Por tal, entendemos que é nossa obrigação enquanto cidadãos e utilizadores deste transporte público, sugerir e advogar melhorias nos serviços;

Perante o caso mais recente de ataque bárbaro e injustificado à centenária ligação Porto-Galiza, vimos sugerir as seguintes melhorias ao serviço, algumas das quais nem precisam de meios financeiros. Apenas inteligência.

De imediato:

- acertos no Horário de Verão. Porque razão está o comboio parado em Tui durante 13 minutos??

- disponibilização de três ligações diárias, como acontecia até há alguns anos atrás;

- Disponibilização de venda de alimentos e bebidas (máquina de venda automática);

- instalação de informação visual e sonora de próxima paragem, semelhantes aos existentes no Metro do Porto, STCP e Comboios Urbanos, etc..

- material circulante mais cómodo e rápido, capaz de acolher carrinhos de bebé, cadeiras de rodas e bicicletas, bem como bagagem volumosa.

- disponibilização de venda de bilhetes de origem-destino para cada viagem nacional ou internacional CP e RENFE;

- criação de bilhetes multi-viagem (ex: dez viagens com desconto) para os IN, IR e Regional.

Actualização:  Vários autarcas do Minho e Galiza reuniram-se no dia 15 de Julho em Vigo para debater a mobilidade transfronteiriça, incluindo a ligação Porto-Vigo. Comunicado de Imprensa pode ser consultado aqui.