SEARCH

04 julho, 2011

Autarca de Vigo lamenta fim da ligação ao Porto

Público 04.07.2011

O alcaide de Vigo lamentou hoje a decisão de supressão pela CP do serviço ferroviário que liga aquela cidade galega ao Porto e apelou ao Governo Regional para encetar contactos com Portugal para travar o processo.

Comentando a decisão agora conhecida, Abel Caballero, eleito pelas listas do Partido Socialista galego, ironizou e recordou que o presidente do Governo Regional da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, eleito pelo PP, saudou a vitória da direita nas legislativas portuguesas.

“O senhor Feijóo devia mexer-se. Quando foi eleito o novo Governo de Portugal, da mesma cor política, o senhor Feijóo saudou [a vitória da maioria PSD/CDS-PP] dizendo que era muito bom para a Galiza. Agora, que se ponha em contacto imediato para tratar de restabelecer a linha”, apontou Caballero.

O alcaide de Vigo falava aos jornalistas, hoje de manhã, depois de se conhecer a intenção da CP de suprimir a ligação ferroviária internacional, entre aquela cidade e o Porto, a partir de domingo.

“É certo que é uma linha que não tem uma ocupação significativa, mas o seu desaparecimento tem importância, é muito antiga. E, depois de uma linha deixar de funcionar, o seu restabelecimento é muito difícil”, reconheceu ainda.

Abel Caballero, reeleito, em Maio, alcaide de Vigo, garante que vai transmitir aos autarcas que formam o Eixo Atlântico, entre Galiza e Norte de Portugal, “a conveniência de manter esta linha, com muitas dezenas de anos de história”.

“Tem um muito baixo nível de ocupação, mas devia haver um esforço do Governo português de a manter, exactamente igual como o esforço do Governo espanhol, porque é uma linha partilhada”, afirma.

A isto, o autarca socialista de Vigo acrescenta que “o Governo espanhol não quer que esta linha desapareça”.