SEARCH

01 julho, 2011

Comissário dos Transportes diz que fundos não poderão ser usados noutros projectos

Diário de Notícias 30.06.2011

O comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas, defendeu hoje que os fundos comunitários destinados à ligação ferroviária de alta-velocidade entre Lisboa e Madrid não poderão ser usados noutros projectos. 

"Em termos concretos, os fundos de coesão são uma decisão dos Governos e podem ser realocados, mas os fundos de projectos prioritários não podem ser realocados. Então, se o projecto for cancelado, este dinheiro não poderá ser usado e regressará ao orçamento europeu", afirmou Siim Kallas. "Então, se o projecto for cancelado, este dinheiro não poderá ser usado e regressará ao orçamento europeu", acrescentou o comissário.

O vice-presidente da Comissão Europeia e comissário dos Transportes falava durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), relator do parecer do Comité das Regiões sobre o livro branco dos transportes. Siim Kallas disse compreender a "posição financeira difícil dos estados-membros e, neste caso particular, de Portugal", sublinhando que a Comissão ainda não sabe exactamente os contornos da decisão do Governo português em suspender o projecto.

"Ainda não sabemos o que esta exacta decisão é, se é um efectivo cancelamento deste projecto ou um adiamento e para quando", referiu.  
A Comissão encoraja os estados-membros, se possível, a "não cancelarem os grandes projectos de infraestruturas porque são projectos a longo prazo e trarão emprego", afirmou.