SEARCH

11 julho, 2011

Utentes em “passeio” por garantias na melhoria da ligação à Galiza


Utentes portugueses e galegos do comboio internacional que liga Porto e Vigo encontraram-se hoje, em Valença, numa acção prevista para reivindicar investimentos na modernização da linha e uma solução definitiva para aquele serviço.

“O que está anunciado é um acordo para manter a ligação entre Porto e Vigo até 30 de Setembro. Depois dessa data, não sabemos como vai ficar, mas hoje já não restam dúvidas de que a linha vale a pena e que há passageiros”, afirmou José Pinto, da associação portuguesa ComboiosXXI.

A iniciativa de hoje foi convocada durante a semana, como protesto contra o fim da ligação internacional à Galiza, anunciada pela CP, e por isso os utentes previam a viagem entre Tui e Porto, naquele que seria o último comboio do serviço.


No entanto, a espanhola Renfe acedeu, na sexta-feira, à pretensão da CP e vai assumir os custos que a transportadora portuguesa tem em território galego para evitar a prevista supressão, estimados em 450 mil euros.

Ainda assim, os utentes mantiveram a acção, que passou a “passeio”, para demonstrar a viabilidade da linha.

“Como podem ver, o comboio chegou a Tui, vindo de Vigo, com 140 passageiros. E isto é normal em alguns horários desta linha. A grande diferença é que agora começa a ser visto o cobrador no trajecto espanhol”, apontou ainda José Pinto.

Do encontro desta tarde com os congéneres da associação galega “Salva o Tren”, saíram algumas observações e propostas que vão agora seguir para a CP e à Renfe.

Esta linha é a única linha na Europa onde não é possível comprar o bilhete internacional nas estações. Em grande parte dos serviços não há revisor do lado espanhol. Assim, como é possível apresentar estatísticas reais de passageiros? E em caso de acidente como é que os passageiros comprovam que iam no comboio sem bilhete?”, questionou José Pinto.

Entre outras propostas que os utentes vão apresentar às duas transportadoras conta-se a venda de alimentos dentro dos comboios, tendo em conta as cerca de três horas de viagem entre Porto e Vigo, ou pela “mexida nos cruzamentos” dos comboios e assim “retirar 30 minutos” ao trajecto.

A ligação internacional para já, até 30 de Setembro, vai continuar a ser feita pela CP, no entanto os utentes consideram tratar-se de uma “garantia precária”, tendo em conta que a Renfe ainda vai estudar uma nova solução.

“Queremos o compromisso definitivo de que o serviço vai ser continuado e melhorado. De que podemos continuar a contar com o comboio”, concluiu o porta-voz da ComboiosXXI