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28 agosto, 2011

A importância da ligação ferroviária Porto-Vigo


A Associação Comboios XXI, associação de utentes dos transportes públicos ferroviários, vem chamar a atenção para os seguintes factos que não tem merecido a divulgação devida.

De Vigo para o Norte da Galiza (Santiago e Corunha) existem cerca de 20 ligações ferroviárias diárias em comboios rápidos, modernos e confortáveis, fazendo a ligação entre Vigo e Corunha em cerca de duas horas (200 km).

Do Porto para o Sul de Portugal (Coimbra-Lisboa) há também cerca de 20 ligações diárias em comboios Alfa ou Intercidades que fazem a ligação entre Porto e Lisboa em cerca de 3 horas (336 Km). Assim, de Vigo para Norte da Península e do Porto para Sul, há ligações ferroviárias que não sendo ainda excelentes são razoavelmente satisfatórias ( e as da Galiza vão melhorar muito mais dentro em breve).

O problema é exactamente a ligação Porto-Vigo. Entre estas duas cidades há apenas duas (2) ligações, uma ao princípio da manhã e outra ao fim da tarde que são feitas em comboios a diesel, de fraca qualidade e que demoram três horas a percorrer cerca de 170 quilómetros.

Galiza e Norte de Portugal estão assim de costas voltadas em termos de ligação ferroviária e isto só foi possível por desleixo de Portugal e da Espanha. Ao longo deste período não faltaram meios financeiros comunitários, nomeadamente para a cooperação transfronteiriça, hoje denominada cooperação territorial, que deveriam ter sido utilizados neste sector .

À luz da integração europeia, em que os dois países estão envolvidos, não tem qualquer justificação o anunciado encerramento da ligação entre Porto e Vigo (suspenso até Setembro…), devendo antes haver cooperação séria entre Portugal e Espanha para melhorar rapidamente essa ligação.

Para além dos efeitos positivos que essa boa ligação terá no desenvolvimento a todos os níveis da eurorregião Galiza-Norte de Portugal, ela é um direito dos cidadãos de um e outro lado do Minho.

A Associação Comboios XXI difundirá esta posição junto das entidades públicas e privadas mais directamente relacionadas com este problema e procurará dar o contributo que estiver ao seu alcance para a sua resolução.

A Comissão Directiva da Associação Comboios XXI

Braga, 25 de Agosto de 2011