SEARCH

16 agosto, 2011

Viagem Famalicão - Vigo de automotora (apontamentos dispersos)


Dia 9.8.11 (3ª feira)
À hora certa a automotora azul, antiquada (anos sessenta do século passado), a dizer Tui, chegou à estação de Famalicão. A automotora saiu do Porto às 7,55h, julgo, e às 8,30h estava em Famalicão pronta a sair à hora. Entrei. Comboio cheio, gente em pé. Comboio para mais de 160 lugares (informação do revisor e poderia ter ainda mais carruagens, disse)
Bilhete até Tui. É assim há mais de um ano, disse-me alguém da CP. O bilhete custou ida e volta cerca de 12 euros. Obtive a informação de que a partir de Tui o maquinista seria espanhol e o maquinista português só iria a “acompanhar o material”. Perguntei porquê e o revisor disse-me que conduzir em Espanha não é o mesmo que conduzir em Portugal. Estranhei, disse que para isso havia formação, mas a conversa não deu para mais.
A partir de Viana e de Vila Praia de Âncora menos gente. Mas mesmo assim comboio mais de meio. Em Valença houve larga saída de passageiros. Chegada às 10,20h. De Tui partiu às 10,35h demorou apenas 5 minutos (será por ter chegado tarde que não demorou os costumados 13 minutos?).
Passamos por Porriño às 10,50h e verifiquei que a linha estava electrificada. Não sei desde onde. Chegamos a Redondela às 11,05h. Viagem bonita junto à ria e a Ponte de Rande na nossa frente. Passamos por baixo dela.
Chegada a Vigo às 11,18h (sempre horas portuguesas). Muito calor. Serviço de “Informação ao Cliente na Estação de Vigo” (Renfe). Atendimento pouco amigável a despachar. Nada sobre o que diz respeito à ADIF Informação de que a linha entre Vigo e Porriño está electrificada. Outra informação: algures entre Porriño e Guillarei há uma bifurcação para Tui.
Regresso a Famalicão ao fim da tarde. Comprei bilhete para Valença – 3,05 euros. Não vendem bilhete para Tui. Vendem só para Valenza embora a automotora anuncie Porto, bem como o placard da estação. Partida às 18,34h.
Entrou o revisor (“interventor”) para verificar os bilhetes. Reprimenda a quem não tinha comprado na Estação mas falta perdoada.
Maquinista espanhol e acompanhante português até Tui, julgo. Redondela – saída às 18,54h.
Temperatura muito desigual no comboio. Uma carruagem (só uma) fria e as outras quentes. Informação confirmada de que a linha está electrifica até Tui. Chegada a Porrino às 19,07h. Bifurcação para Ourense (algures a seguir a Porriño, antes de Tui).
Chegou a Tui às 19,20h. O maquinista e o revisor (este, dando as boas tardes) espanhóis saíram. Entrou o revisor português. Paragem demorada em Tui. Não se sabe bem porquê. Os passageiros dão sinais de impaciência olhando para fora.
A estação fica longe do centro de Tui. O comboio saíu às 19,32h. Chegada a Valença às 19,38 e partida às 19,44h. Vila Nova de Cerveira às 19,54h. Carruagem tão quente que o revisor abriu manualmente parte da janela ao fundo. A carruagem da frente está quente, a seguinte está fria (bem fria) e a última quente, bem quente. O revisor procura desculpar-se.
A carruagem cheira mal (WC). Chegada a Caminha às 20, 03h. Âncora comboio quase cheio. Viana saída às 20,25h. Comboio cheio Continua o mau cheiro. Obras em Tamel, junto ao túnel. Comboio muito devagar. Chegada a Barcelos às 21 horas. Comboio parado demasiado tempo. Nenhuma informação. O maquinista entrou e saiu. Nenhuma informação. Chegou a automotora do Porto às 21,14h. Só agora pode avançar. Nine às 21,25h e Famalicão 21,37h. Mais de 3 horas desde Vigo. Viagem cansativa.
António Cândido de Oliveira
Nota: O comboio assim não serve. A solução não é acabar com a ligação é melhorá-la. Já!