SEARCH

04 junho, 2012

Reunião de Viana sobre a Linha do Minho

COMUNICADO
Por iniciativa do Eixo Atlântico decorreu em Viana do Castelo, no dia 1 de Junho, uma reunião de presidentes de câmara e outros eleitos locais, representantes de entidades públicas  e  associações empresariais da Galiza e Norte de Portugal, tendo estado também presente a Associação Comboios do Século XXI, para tratar fundamentalmente do  problema do transporte ferroviário  entre Porto e Vigo.
A reunião centrou-se nos resultados da cimeira Portugal-Espanha  ocorrida em 9 de Maio no Porto, tendo-se salientado como aspecto mais positivo o facto de na declaração conjunta que dela saiu se mencionar  expressamente a optimização da ligação ferroviária Porto-Vigo com o objectivo de ligar as duas capitais regionais através de um serviço de qualidade competitivo, em tempo e em custo, com a ligação rodoviária actual.
No entanto, a falta de indicação de datas, limitando-se a declaração a referir  que a melhoria do serviço ocorrerá em tempo “tão próximo quanto orçamentalmente possível”, deixa tudo em aberto, inclusive a continuação da péssima  situação actual da linha.
Da reunião saiu uma comissão de acompanhamento  com o objectivo de contribuir para a concretização  no mais breve prazo da melhoria deste serviço de transporte ferroviário.
É  muito claro para a Associação Comboios Século XXI  que tal melhoria não ocorrerá se os cidadãos e muito particularmente os utentes  não se mobilizarem para o efeito.
A Associação considera que é necessário, desde já, conhecer a composição do “grupo de trabalho luso-espanhol” constituído para o “estudo da optimização da ligação ferroviária Porto-Vigo”  mencionado na Declaração Conjunta de 9 de Maio. Esse grupo de trabalho só merecerá confiança e credibilidade quando se souber quem o compõe e que trabalho está a fazer.
Por outro lado, importa saber que papel jogam nesta matéria a REFER e a ADIF, a CP e a RENFE, pois não é de admitir que estas entidades  não assumam como uma prioridade da sua acção  a melhoria desta linha,  quer no que respeita à infra-estrutura,  quer  no que respeita ao serviço de transporte.
A Associação fará tudo o que estiver ao seu alcance para que a comissão de acompanhamento tenha êxito na sua acção, colocando-se na posição que lhe cabe de defesa do direito dos cidadãos a um serviço público de transporte ferroviário  minimamente aceitável
Braga, 2 de Junho de 2012