SEARCH

10 janeiro, 2013

Comboios Expresso para Guimarães


Em janeiro de 2011 a Associação de Utentes dos Comboios de Portugal - Comboios XXI deu início à petição 'Comboios Expresso para Guimarães' (em papel e online), que visava colmatar o gravíssimo lapso no serviço urbano da CP Porto que consistia na ausência de ligações expresso entre o Porto e Guimarães. Queria isto dizer que todos os comboios a circular entre Porto São Bento e Guimarães, em ambos os sentidos, paravam em todas as estações e apeadeiros (com a honrosa exceção do apeadeiro de Leandro), demorando as viagens cerca de 1h15 minutos (para 57 km - a mais demorada dos Urbanos do Porto).

Aquando do lançamento da petição, a cobertura mediática foi generosa, incluindo referências no Público e Jornal de Notícias e presença televisiva no Porto Canal. A petição foi mesmo referida na entrevista a uma fonte da CP, que na altura referiu que "A empresa tem a expectativa de que a CEC se traduza num aumento de procura daquela linha e quer aumentar a oferta, mas ainda não decidiu como fazê-lo.".

A petição seguiu o seu caminho, tendo recebido mais de 1500 assinaturas, e está neste momento a preparar-se o seu envio para a Assembleia da República, para devida apreciação.

Entretanto a CP acaba de anunciar a criação de uma ligação expresso entre Porto e Guimarães. Esta ligação parte de Porto São Bento às 18h55 e chega a Guimarães às 19h54.

A Associação de Utentes dos Comboios de Portugal - Comboios XXI tem sobre o referido as seguintes considerações:

-louvamos a iniciativa da CP de responder às exigências dos seus utentes;

-questionamos o facto de existir apenas uma ligação por dia, e apenas num sentido;

-propomos a criação de uma ligação matinal entre o Porto e Guimarães, e de duas no sentido Guimarães-Porto, uma matutina, outra vespertina;

-propomos que a atual ligação expresso e as ligações a criar estejam acertadas com as horas de ponta, o que não acontece com a atual, que parte de São Bento às 18h55.