SEARCH

01 julho, 2013

Boa ideia, péssima execução

Eu ainda me consigo espantar com as boas ideias que a CP assassina. Desta vez é a interessante ideia da assinatura semanal, que morre logo à nascença, porque só vale em Julho e Agosto aqui nos urbanos do Porto, e mais Setembro em Lisboa, e porque, afinal, custa o mesmo que dez viagens, com a desvantagem de não oferecer uma décima primeira viagem como acontece na compra dessas dez viagens.
Vejamos: mesmo quem vai para a praia, fará diariamente não mais do que uma viagem de ida e outra de volta; portanto, sábados e domingos incluídos, 14 viagens; a tal assinatura semanal dá-lhe assim 3 viagens de desconto. Um dia de mau tempo ou de outros afazeres e lá se foi a vantagem…
A quem não vai para a praia, mas vai trabalhar por apenas duas ou três semanas, daria jeito pagar menos do que a assinatura mensal. Mas aí fica a perder, se trabalhar cinco dias por semana: comprando 20 viagens paga exactamente o mesmo que pagaria por duas semanas, ficando a perder o bónus que as primeiras oferecem (2 viagens).

A ideia das assinaturas semanais é excelente, mas para vigorar durante todo o ano e custando apenas um pouco mais do que um quarto da assinatura mensal. Por exemplo, uma assinatura semanal Porto-Braga não deveria custar mais do que 19,00 Euros (a assinatura mensal custa 71,30 Euros). Tal como está, está condenada ao fracasso.