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18 dezembro, 2013

Novos horários da CP | Nota de Imprensa

A Associação Comboios XXI, na sua missão de salvaguarda dos direitos dos utentes dos caminhos de ferro em Portugal, nunca deixou de analisar e de se pronunciar sobre os novos horários lançados pelos operadores ferroviários. Neste caso foi a CP que anunciou alterações aos horários em comboios urbanos, regionais e de longo-curso. Em relação a estas alterações, cabe-nos dizer:

Serviço Urbano
-congratulamo-nos por ver que os objectivos da petição lançada pela Comboios XXI (Petição Comboios Expresso para Guimarães) começam paulatinamente a ser aplicados pela CP. Depois de, há um ano, ter sido lançado o comboio expresso no sentido Porto - Guimarães (ao fim da tarde), é agora anunciado o comboio expresso no sentido contrário, no início da manhã. Esperamos agora que este conceito de comboio rápido, já presente nas outras linhas de Urbanos do Porto, se estenda ao resto do horário, nos dois sentidos. Está em formação uma comissão de utentes no seio da Comboios XXI que atenderá a estas e a outras questões da Linha de Guimarães.
-em relação à Linha de Braga, os comboios que páram em todas as estações continuam a realizar tempos incompreensíveis (1 hora e 11 minutos), conhecendo-se as boas condições da linha actual (com modernização e recente supressão do constrangimento na Trofa) e as composições modernas. A Comboios XXI continua a reivindicar uma ligação capaz de competir com a rodovia, que faça a ligação rápida entre 40 / 50 minutos.

Serviço Intercidades
-uma linha equilibrada inclui uma miríade de serviços, e a Linha de Braga era, desde há muitos anos, uma linha desequilibrada. Era servida apenas por comboios Urbanos e Alfa-Pendular, este último na ligação a Lisboa. Foi agora anunciada a ligação (também a Lisboa) com o serviço Intercidades, que permite uma ligação mais acessível em termos económicos e que serve mais estações que o Alfa-Pendular. Esta ligação (uma por dia em cada sentido) consistiu no prolongamento a Braga de duas ligações Intercidades já existentes, que ligavam o Porto a Lisboa. Esta estratégia (prolongar ligações existentes) é já pedida há muito tempo pelos associados da Comboios XXI, não só para esta como para muitas outras ligações.

Serviço Regional e Interregional
-alguns comboios procedentes das Linhas do Douro, Minho e Beira Alta sofreram ajustes para se encadearem não só com comboios de longo-curso mas também com ligações à Figueira da Foz, no caso de Coimbra. Esperamos que esta concertação de horários se prolongue a todo o país e faça das linhas ‘regionais’ verdadeiras linhas de caminho de ferro, modernas e eficazes.

Serviço Internacional
-o recentemente lançado ‘Comboio Celta’, ligando o Porto a Vigo, continua a merecer da nossa parte uma total reprovação: por um lado, o facto de não realizar paragens entre as referidas cidades torna-o dependente exclusivamente do tráfego de passageiros entre esses dois destinos; por outro lado, a tentativa da CP de corrigir esta situação (criando, em associação com a RENFE, um comboio entre Valença e Vigo que liga com os Interregionais vindos do Porto) não nos parece uma solução viável para os utilizadores que utilizem o comboio entre o Porto e Vigo. Assim, a Associação Comboios XXI exige que o serviço Celta passe a efetuar paragens em Nine, Barcelos, Viana do Castelo e Valença, de modo a tornar esta ligação mais apetecível e menos dada a fechos prematuros.



Como conclusão, gostaríamos de realçar que esta é das primeiras vezes que é lançado um horário novo e não se destacam fechos de linha nem supressão de ligações, mas antes melhorias reais no transporte ferroviário de passageiros em Portugal. Como sempre, a Comboios XXI está disponível para colaborar na elaboração de futuros horários.


Porto, 18 de Dezembro de 2013

a Direcção da ComboiosXXI