SEARCH

29 fevereiro, 2016

"Andante" vai servir de Arouca a Vila do Conde

No JN:



"O coordenador dos transportes da Área Metropolitana do Porto anunciou, esta segunda-feira, que será alterado o modelo de gestão do Agrupamento Complementar de Empresas Transportes Intermodais do Porto (TIP). Segundo Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, "a TIP será alterada na sua gestão, também em forma ainda a definir" com o Governo, que hoje mostrou "abertura" quanto a esta questão.

O autarca destacou o facto de esta alteração permitir "generalizar o Andante a toda a Área Metropolitana do Porto (AMP)", ou seja, vai permitir que um cidadão de um dos 17 municípios, quer seja de Gondomar, de Arouca ou de Vila do Conde, possa usar este título de transporte.

"Há uma grande vontade para que a TIP passe para uma outra gestão e seja mais abrangente e inclua toda a AMP", referiu, explicando que esta alteração "inclui um zonamento e a redefinição de algum tarifário", mas "sem agravamento para a população".

Marco Martins frisou que "a revisão do zonamento e a agilização do Andante nos operadores é muito complicada e tem de ser feita".

Esta é uma matéria que tem vindo a ser reclamada pelos autarcas "há dois anos" e "nunca teve feedback", disse, "e agora tem".

A TIP tem como objetivo garantir a implementação de um sistema de bilhética e tarifário comum e exclusivo para as agrupadas e aos operadores de transporte público que desejem aderir ao projeto.

Marco Martins falava aos jornalistas esta manhã, depois de uma reunião que os autarcas dos seis municípios servidos pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto tiveram com o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes."