SEARCH

14 abril, 2016

Estação e interface da Reboleira abre a 13 de abril


A 56ª estação da rede do Metropolitano de Lisboa – Reboleira – vai ser inagurada no próximo dia 13 abril, prolongando a linha azul até às freguesias de Falagueira/Venda Nova e de Águas Livres, no concelho da Amadora.

O novo troço da linha azul - Amadora-Este/Reboleira - acrescenta uma extensão de 937 metros que, desta forma, alcança 44,2km de comprimento e um total de 56 estações, nas suas quatro linhas autónomas (Amarela, Azul, Verde e Vermelha).

Com a nova estação de metro Reboleira é criado um novo Interface Multimodal que reforça o sistema de transportes da AML, reunindo metro, autocarros, comboio, táxis, ciclovia, e oferecendo, ainda, parqueamento de bicicletas e estacionamento automóvel.

O investimento total ascendeu a cerca de 60 milhões de euros, tendo sido co-financiado em cerca de 43 Milhões de Euros pelo Fundo de Coesão da União Europeia, no âmbito do Eixo I - Redes e Equipamentos Estruturantes Nacionais de Transportes e Mobilidade Sustentável, 

O novo troço irá ligar a baixa e centro da cidade de Lisboa a uma das mais importantes áreas residenciais do concelho da Amadora, oferecendo rapidez, comodidade e proximidade, transportando cerca sete milhões de passageiros por ano (em ano cruzeiro, a partir de 2020).

A partir do dia 13 de abril será possível viajar entre Reboleira e Marquês de Pombal, em 19 minutos e entre Reboleira e Baixa-Chiado, em 24 minutos.

Para além da redução dos tempos de viagem entre a Reboleira e Lisboa, a nova estação vai permitir uma redução, por ano, de 3 mil toneladas de emissões de CO2, o que associa a este empreendimento claros benefícios ambientais, dos quais se destacam a redução da emissão de poluentes e menores consumos de energia, a redução da pressão sobre o estacionamento, a redução da poluição sonora.

por: Carlos Moura