SEARCH

05 outubro, 2016

Viagem de Interrail gratuita aos 18 anos em discussão

A proposta de oferecer um passe a todos os jovens cidadãos da União Europeia, com 18 anos, está em discussão. A viagem criada em 1972 continua a atrair milhares de europeus.


O Parlamento Europeu está por estes dias a discutir se deve ou não oferecer um passe de Interrail a todos os jovens da União Europeia (UE), no ano em que completem 18 anos. "Dar a oportunidade a todos os jovens, independentemente da classe social, para descobrirem a riqueza da Europa" é o objetivo da proposta, pode ler-se no texto original.
Apresentada pelo deputado europeu Manfred Weber, presidente do grupo parlamentar dos democratas europeus, a ideia começou a ser divulgada na semana passada.
"O que aconteceria se fosse dado a todos os jovens um bilhete gratuito de Interrail como presente de aniversário, para descobrir a Europa?", lançou o alemão. Weber crê que "o movimento dos jovens é essencial para a promoção da integração destes na Europa" e permite que "descubram a beleza e a diversidade da Europa ao longo de um mês, dentro de um período de dois anos".
O Parlamento Europeu vai agora pronunciar-se sobre o assunto. Na prática, o sim a esta proposta pode custar até 1,5 mil milhões de euros, segundo contas da agência noticiosa alemã Tegesschau, citada pela revista Volta ao Mundo. O cálculo prevê que entre 50% a 70% dos 5,4 milhões de possíveis beneficiários aceitam o passe.
"Admiramos o nível de determinação e ambição da ideia, e estamos dispostos a explorá-la futuramente", declarou, esta terça-feira, no Parlamento Europeu a Comissária dos Transportes Violeta Bulc, citada pelo The Guardian. Mas os que se opõem à iniciativa lembram o "investimento exagerado" e entendem que seria melhor aplicado na minimização do desemprego jovem, questão cada vez mais premente em muitos destes países.



Interail: Um sonho sem prazo de validade?


Partir de comboio pela Europa fora, sozinho ou com um grupo de amigos (e, muito importante, sem os pais) continua a ser o desejo de muitos jovens.
Nascido em 1972, o Interrail é quase um ritual de passagem para a vida adulta, onde a aventura e a aprendizagem estão garantidas. Atualmente, a oferta de itinerários e preços é maior, pelo que existem mais pessoas capazes de embarcar numa viagem ou mesmo em várias.
Graças à extensa ligação férrea que une os 30 países ao abrigo do programa, há inúmeros percursos possíveis. Na hora de viajar, para "apertar os cordões à bolsa", basta escolher países mais baratos e optar pela época baixa.