Páginas

03 setembro, 2017

Electrificação Nine-Viana concluída a 24 de Julho de 2018

A garantia foi dada por Miguel Côrte-Real, da Mota-Engil, empresa responsável pelas obras na Linha do Minho. Na sessão pública de esclarecimento, que teve lugar a 13 de Julho passado em Vila Nova de Famalicão, Miguel Côrte-Real sublinhou a “ligação forte” que a região Norte tem à ferrovia, sem esquecer a “importância” do troço Vigo-Porto-Lisboa. O responsável aponta o reforço da mobilidade, a capacidade para composições de mercadorias até 750 m e a redução dos tempos de percurso como as principais vantagens da electrificação daqueles 44 km.
Antóno Mota, engenheiro da IP responsável pela coordenação da obra, abordou a dimensão técnica da obra, como as subestações de tracção e a passagem de apeadeiros a estações, para permitir o cruzamento de comboios.

“Está em perspectiva estender os urbanos do Porto até Barcelos”
Na sessão de esclarecimento esteve também presente Fernando Moreira, director do serviço de comboios urbanos do Porto. Elogiou aquele serviço de urbanos, considerando mesmo ser “um dos melhores serviços ferroviários do país”. Questionado sobre a abrangência dos urbanos do Porto no pós-electrificação, o responsável disse que “está em perspectiva os urbanos do Porto serem estendidos até Barcelos”.

“CP precisa de novos comboios”

Um dos aspectos frisados por Fernando Moreira na sessão pública foi a necessidade da CP adquirir novos comboios. A empresa pública não o faz há quase 15 anos, estando hoje a utilizar muitos comboios a diesel (alguns alugados a Espanha), que são “um pesadelo logístico”.





CP já pensa em Intercidades e Alfa até Viana
Questionado pela Comboios XXI sobre a hipótese dos serviços de longo curso da CP irem até Viana do Castelo, Fernando Moreira disse que essa é uma hipótese em cima da mesa. Após a electrificação será possível fazer o percurso Porto-Valença em cerca de 1h40, menos 30 minutos do que actualmente.

A Associação Comboios XXI saúda vivamente o cumprimento dos prazos e acompanhará o desenrolar das obras.