SEARCH

18 novembro, 2017

CP assume avarias nos painéis informativos de quatro comboios urbanos do Porto


A CP - Comboios de Portugal admite que alguns comboios que fazem o serviço suburbano no Porto circulam com o serviço de informação aos passageiros (PIS, em inglês) avariado. Os utentes ficam impossibilitados de saberem, por exemplo, as horas ou as paragens que o comboio vai efectuar.

Em causa está tanto a informação visual nos painéis como a informação sonora, pelo que os passageiros cegos ficam completamente desorientados. A situação também se agrava quando anoitece ou quando circulam passageiros estrangeiros, especialmente turistas, que não conhecem a linha e precisam de saber a posição instantânea do comboio.

Questionada pelo Associação Comboios XXI sobre este problema, a CP diz que “existem, no momento actual, quatro unidades com o sistema PIS avariado”. Em relação a essas quatro unidades, a empresa garante estar “a providenciar a sua reparação, que se deverá concretizar a curto prazo”. “Todas as outras unidades têm o sistema em funcionamento”, esclarece.


A frota da CP tem 34 automotoras da série 3400, que fazem serviços do Porto para Braga, Guimarães, Caíde e Aveiro.