SEARCH

05 novembro, 2017

Electrificação entre Caíde e Marco só vai ser retomada em Novembro de 2018

As obras para concluir definitivamente a electrificação entre Caíde de Rei e Marco de Canaveses só vão ser retomadas daqui a um ano, em Novembro de 2018. A informação foi transmitida pela secretaria de estado das infra-estruturas à autarquia de Peso da Régua, conta hoje o Jornal de Notícias (JN).

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai mesmo encerrar à circulação aquele troço, de 16 km, entre Novembro de 2018 e Janeiro de 2019, meses durante os quais a afluência de passageiros é menor. Esta vontade já tinha sido manifestada publicamente pela empresa, mas a forma como o fez gerou controvérsia entre os operadores turísticos, receosos que as obras derrapassem para a Primavera ou Verão, época alta do turismo.

Para atenuar os transtornos causados ao utentes do comboio, a autarquia de Peso da Régua, explica o JN, revelou ainda que será criada, durante os três meses que durar a interdição, uma “rede de transportes que fará a ligação entre as duas estações [Caíde e Marco] no mais curto espaço de tempo possível”.

Inicialmente, para aquele troço, a IP apenas previa a electrificação e dotação de sinalização electrónica. No entanto, o avançado estado de degradação da via conduziu a ex-REFER a fazer uma reformulação do projecto. Desta forma, entre Novembro de 2018 e Janeiro de 2019, a linha entre Caíde e Marco estará não só electrificada mas também renovada na totalidade.

No entanto, essa renovação integral de via não vai trazer aumentos de velocidade aos comboios. A única diferença é que as composições não terão de andar mais devagar devido ao mau estado da via, como explicou o Público.


A autarquia de Peso da Régua informou ainda que, na reunião com a secretaria de estado das infra-estruturas e com outros autarcas da região, ficou também selado o compromisso de que as obras para electrificação entre Marco de Canaveses e Régua arrancarão no início de 2019.