SEARCH

16 maio, 2011

José Benoliel: “A CP é uma equação impossível no quadro empresarial”

Expresso 13.05.2011 por Nuno Miguel Silva

O presidente da CP, José Benoliel, é muito pessimista sobre o futuro da transportadora ferroviária nacional. 

No relatório e contas do exercício de 2010, José Benoliel diz que a CP "é uma equação impossível no quadro estritamente empresarial.

"Já não há um tempo de espera para que se defina e se leve à prática um desígnio do Estado que permita o urgente saneamento económico e financeiro da empresa e que crie condições para uma sã e equilibrada exploração do caminho-de-ferro", alerta o presidente da CP.

Para José Benoliel, que está à frente da CP desde Junho do ano passado, 2011 "é um ano que se adivinha como um exercício de rotura com os paradigmas do passado" e, por isso, considera adequado que a sua mensagem no relatório e contas de 2010 se "focalize nas questões estruturais que desafiam a própria subsistência da empresa pública ferroviária nos moldes tradicionais".

Além de exigir um papel decisivo do Estado para a resolução da situação financeira e patrimonial cronicamente deficitária da CP, José Benoliel promete, para o presente ano, do lado da administração da empresa, uma "rigorosa contenção de custos e a redução de estruturas redundantes e excedentárias".