SEARCH

16 maio, 2011

Trabalhadores da CP de volta à greve no final de Maio

 Jornal de Notícias 12.05.2011

Os trabalhadores da CP decidiram retomar as greves às horas extraordinárias, depois de terem suspendido as paralisações, no dia 21 de Abril. A decisão foi tomada em reacção à ausência de luz verde por parte das Finanças a um acordo estabelecido com a empresa.

Na reunião efectuada esta quinta-feira entre o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) com a Administração da CP, esta informou que apesar de ter enviado um oficio ao Ministério das Finanças na passada segunda-feira, ainda não obteve resposta sobre o acordo firmado com os sindicatos sobre o pagamento de horas extraordinárias e organização dos dias de trabalho e descanso.

Durante dois meses e até 21 de Abril, os trabalhadores da CP e CP Carga foram aderindo voluntariamente e de forma não organizada a uma greve às horas extraordinárias. Estes protesto motivou a paragem de milhares de comboios e visava lutar contra o trabalho extraordinário sem pagamento.

Segundo José Manuel Oliveira, presidente do SNTSF, em declarações ao JN, a greve nunca acontecerá antes do dia 27, uma vez que são necessários 10 dias para avisar a empresa.

Há um estudo encomendado pela própria administração da CP que demonstra que a aplicação das regras do acordo de empresa são mais favoráveis para as contas da CP, o que vai de encontro à posição assumida pelo Ministério das Finanças no passado dia 30 de Abril, quando esclareceu que "a aplicação de algumas das regras previstas no acordo de empresa poderá ter lugar se mais favorável para as contas da empresa".

No entanto, perante o estudo da CP, o Ministério está a adiar a resposta, numa posição que "só agrava a revolta dos trabalhadores e potencia a existência de novos conflitos na empresa, que o Sindicato não deseja, mas também não teme e por isso, vão ser retomadas as lutas", refere o SNTSF em comunicado.