SEARCH

04 julho, 2011

Autarca de Viana teme que supressão da ligação internacional seja o 'inicio' do fim da Linha do Minho

Correio do Minho 03.07.2011

O presidente da Câmara de Viana do Castelo teme que a supressão da ligação até Vigo, na Galiza, seja o “início” de uma “tentativa de desmantelamento da Linha do Minho”.

“Temos algum receio nesse sentido, pela falta de um investimento de modernização nesta linha ao longo dos últimos anos. Pode ser o início de um processo de desmantelamento da linha do Minho”, apontou o autarca José Maria Costa.
O autarca socialista sublinhou ainda a importância, para o distrito de Viana do Castelo, do serviço que iniciava no Porto e que terminava em Vigo, duas vezes por dia.

“A empresa pode alegar falta de passageiros, mas isso resulta, infelizmente, do desinvestimento na linha nos últimos anos. É por isso que o número de passageiros diminui”, explicou José Maria Costa.
Acrescentou que a autarquia está “há algum tempo” a encetar contactos com a CP e Refer no sentido de garantir o prolongamento da modernização da linha de Nine até Viana do Castelo.

“Em termos de sinalização, eletrificação, modernização de equipamentos e mudança de material circulante para que volte a ser um transporte público competitivo”, acrescentou, defendendo a canalização de verbas previstas para o TGV para este investimento.


A transportadora ferroviária pública CP admite que a “racionalização de custos” esteve na origem da decisão de acabar, a partir de domingo, com a ligação internacional até Vigo.
Trata-se de um serviço com duas ligações diárias entre Porto e Vigo (Galiza), mas que segundo a CP vai passar a terminar em Valença.

No distrito de Viana do Castelo, esta ligação internacional tinha paragens nas estações, além daquela cidade, de Barroselas, Vila Praia de Âncora, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.