SEARCH

04 julho, 2011

Fim de comboio para Vigo

João Saramago Correio da Manhã 03.07.2011

A Associação de Utentes dos Comboios de Portugal - Comboios XXI criticou esta segunda-feira a decisão da CP de interromper, a partir de domingo, o serviço ferroviário entre Porto e Vigo "sem qualquer justificação ou consulta prévia". 

"Após uma chamada para o 'call center' da CP ficamos vagamente a saber que essa interrupção se deve a 'obras', embora não haja informação acerca do teor dessas obras nem da sua localização. Desconfiamos que são uma desculpa de ocasião", afirma Nuno Oliveira, da Comissão diretiva da Comboios XXI.
O dirigente refere que a decisão da CP foi anunciada "um dia depois  do secretário do Eixo Atlântico Xoan Mao ter diligenciado no sentido de  solicitar ao Ministro da Economia de Portugal uma reunião para debater,  entre outras coisas, questões ferroviárias respeitantes ao Norte de Portugal  e Galiza".  
Actualmente, de acordo com a Comboios XXI, "verifica-se que este serviço,  embora sem nenhuma divulgação especial junto do seu público alvo, tem uma  procura considerável - sobretudo na época estival".

"Numa altura em que todo o eixo Vigo -- Santiago - Corunha é servido  por novos comboios que circulam a 160 km/hora (brevemente a 220 km/h), do  lado português simplesmente ignora-se a Galiza", lamenta Nuno Oliveira.
A associação exige, por isso, "a remodelação do serviço directo internacional  Porto-Vigo, no que se refere à diminuição do tempo total de viagem, e a  garantia de ligação rápida desta linha no Porto para quem segue no serviço  IC ou Alfa".