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08 julho, 2011

Melhorar o serviço Porto-Vigo

Na sequência do anúncio que confirma a continuidade do serviço Porto-Vigo, importa agora garantir que o seu potencial e importância para a região são atingidos.
Receamos porém que se esteja desta forma a adiar novamente quaisquer alterações que impeçam desfechos como o que esteve para acontecer neste fim-de-semana, um cenário que já vimos em 2005.

A Associação de Utentes quer ter um papel activo na melhoria da linha e da qualidade do serviço, sobre os quais se têm pronunciado algumas entidades:

O Eixo Atlântico propõe um "consórcio transfronteiriço de transportes" para gerir este trajecto, que poderia envolver autarquias e juntas metropolitanas numa lógica de partilha de custos.
O Governo Regional Galego pede a maior competitividade da linha, sem adiantar pormenores, dando a entender que as verbas destinadas à euro-região podem servir ao reforço de infra-estruturas estratégicas.

Mas é na internet e na nossa página de Facebook têm sido feitas várias sugestões específicas para discussão:

"Deviam de voltar novamente o comboio das 12h45 para Vigo que actualmente é o IR 853."

"Seria interessante fazer pressão para que apareça nos indicadores electrónicos o destino VIGO e não TUY!"

"Operar o comboio como um Intercidades, possibilitando a marcação de lugares e a compra "online."

"Seria de considerar a possibilidade dos Interregionais da linha do Minho terminarem em Guillarei, de modo a maximizar as ligações à rede ferroviária da Galiza?"

"A redução do tempo de paragem em Tui é que era algo que merecia ser revisto."

"Era importante também não o por atrás de um suburbano logo a partir de Campanhã."

"Considerando que fica uma automotora 7 horas parada em Vigo, deveria ser estudada a inclusão da terceira frequência também de modo a rentabilizar os meios humanos e materiais da CP e da RENFE. Essa 3ª frequência faria o percurso pela hora do almoço (14:00 locais de ambos os terminais)."

"A automotora que faz a ligacao a Vigo podia fazer mais uma ou duas viagens durante o dia para levar e trazer passageiros entre Vigo e Valença e que chegariam ou partiriam nos regionais e intercidades! Já agora revia os horários da Linha do Minho de modo a que muita gente possa estar as 8/8:30 em Viana nas aulas ou emprego!"

António Alves, no blogue Baixa do Porto propõe uma redução maior do tempo de percurso, que passe por três acções principais: reduzir severamente o tempo de paragem em Tui (que refere serem 13 minutos); eliminar paragens que não sejam adequadas a um serviço internacional como Ermesinde, Trofa e Redondela, entre outras (o aspecto mais polémico e que pode maior discussão); e também melhores "ajustamentos na lei de paragens, cruzamentos (a partir de Nine a Linha é de via única) e escolha criteriosa do canal horário".

Que sugestões têm para discussão, para que possam depois ser propostas?

NOTA: As sugestões dadas podem não reflectir a posição da CXXI e são submetidas no interesse de um debate aberto.