Na sequência do anúncio que confirma a continuidade do serviço Porto-Vigo, importa agora garantir que o seu potencial e importância para a região são atingidos.
Receamos porém que se esteja desta forma a adiar novamente quaisquer alterações que impeçam desfechos como o que esteve para acontecer neste fim-de-semana, um cenário que já vimos em 2005.
A Associação de Utentes quer ter um papel activo na melhoria da linha e da qualidade do serviço, sobre os quais se têm pronunciado algumas entidades:
O Eixo Atlântico propõe um "consórcio transfronteiriço de transportes" para gerir este trajecto, que poderia envolver autarquias e juntas metropolitanas numa lógica de partilha de custos.
O Governo Regional Galego pede a maior competitividade da linha, sem adiantar pormenores, dando a entender que as verbas destinadas à euro-região podem servir ao reforço de infra-estruturas estratégicas.
Mas é na internet e na nossa página de Facebook têm sido feitas várias sugestões específicas para discussão:
"Deviam de voltar novamente o comboio das 12h45 para Vigo que actualmente é o IR 853."
"Seria interessante fazer pressão para que apareça nos indicadores electrónicos o destino VIGO e não TUY!"
"Operar o comboio como um Intercidades, possibilitando a marcação de lugares e a compra "online."
"Seria de considerar a possibilidade dos Interregionais da linha do Minho terminarem em Guillarei, de modo a maximizar as ligações à rede ferroviária da Galiza?"
"A redução do tempo de paragem em Tui é que era algo que merecia ser revisto."
"Era importante também não o por atrás de um suburbano logo a partir de Campanhã."
"Considerando que fica uma automotora 7 horas parada em Vigo, deveria ser estudada a inclusão da terceira frequência também de modo a rentabilizar os meios humanos e materiais da CP e da RENFE. Essa 3ª frequência faria o percurso pela hora do almoço (14:00 locais de ambos os terminais)."
"A automotora que faz a ligacao a Vigo podia fazer mais uma ou duas viagens durante o dia para levar e trazer passageiros entre Vigo e Valença e que chegariam ou partiriam nos regionais e intercidades! Já agora revia os horários da Linha do Minho de modo a que muita gente possa estar as 8/8:30 em Viana nas aulas ou emprego!"
António Alves, no blogue Baixa do Porto propõe uma redução maior do tempo de percurso, que passe por três acções principais: reduzir severamente o tempo de paragem em Tui (que refere serem 13 minutos); eliminar paragens que não sejam adequadas a um serviço internacional como Ermesinde, Trofa e Redondela, entre outras (o aspecto mais polémico e que pode maior discussão); e também melhores "ajustamentos na lei de paragens, cruzamentos (a partir de Nine a Linha é de via única) e escolha criteriosa do canal horário".
Que sugestões têm para discussão, para que possam depois ser propostas?
NOTA: As sugestões dadas podem não reflectir a posição da CXXI e são submetidas no interesse de um debate aberto.
SEARCH
08 julho, 2011
Melhorar o serviço Porto-Vigo
Etiquetas:
Investimentos
,
Linha do Minho
,
Qualidade de Serviço
,
Utentes