SEARCH

08 julho, 2011

Parabéns! - o comboio continua a cumprir a sua missão

- a Renfe está de parabéns! Desde há três dias, a transportadora espanhola voltou a cumprir a sua missão no troço Tui-Vigo. Numa das primeiras viagens foram vendidos 101 bilhetes originando uma receita aproximada de 300 euros. -

A Associação Comboios XXI congratula-se com a continuidade do serviço ferroviário Porto-Vigo, agora anunciada pela CP no seu site, de forma tão discreta quanto fora o anúncio da sua interrupção.

Não podemos deixar de denunciar a forma pouco clara, pouca honesta e pouco séria como a CP e a Renfe actuaram em todo este processo.
Esta decisão unilateral da CP sempre mereceu a nossa reprovação - decisão unilateral porque nenhuma das forças vivas das regiões foi ouvida, unilateral porque assenta em dados estatísticos parciais e incompletos, unilateral porque dada como um facto incontornável.

E dizemos "unilateral" porque a própria Renfe, segundo nota telefónica dos seus serviços informativos, negava, há dias, ter qualquer conhecimento desta interrupção de serviço. Pelo lado da CP, e como já aqui denunciámos, o call center da CP dava conta desta interrupção por motivo de obras. Nitidamente, alguém anda brincar com as pessoas e com o dinheiro dos contribuintes.

Igualmente, apraz-nos registar - como a foto ilustra - que a Renfe decidiu voltar a cobrar bilhetes no troço Tui-Vigo. Estamos plenamente confiantes de que as receitas legítimas que descuraram durante anos vão, agora, tornar este serviço altamente sustentável.

Contrariando a nota de óbito unilateral da CP, à revelia de toda a razoabilidade, estamos convictos de que esta ligação Porto-Vigo venha a ser o primeiro serviço Regional/Inter-Regional/Internacional da CP a ser sustentável, sob vários pontos de vista. Com o risco de dar lucro.

Outras questões serão abordadas em comunicados posteriores.
Reforçamos o convite às populações de Portugal e Galiza para as actividades de amanhã, em Valença e no Porto