SEARCH

22 novembro, 2012



Modernização da Linha do Minho avança com compromisso de Portugal e Espanha



O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, na qualidade de Presidente do Eixo Atlântico, acaba de garantir a modernização e electrificação da Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo. Esta foi uma das muitas conclusões positivas do encontro entre responsáveis do Eixo Atlântico, empresários e representantes da Comissão Europeia, que garantiram a modernização da Linha.

Numa primeira fase, irá avançar a electrificação e modernização da linha do lado português, com um investimento de quarenta milhões de euros já garantidos pela comparticipação comunitária. Para o autarca de Viana do Castelo, que consegue assim obter garantias da modernização até 2015, esta é uma vitória alcançada para conseguir uma linha de caminho-de-ferro do século XXI.

Na reunião, foi também anunciado que o Governo de Espanha irá proceder 
a investimentos a partir da fronteira em Tuy e, para os restantes troços da Linha, vai ser efectuada uma candidatura conjunta entre os dois países, permitindo uma “ligação ferroviária entre Porto e Vigo de elevada prestação, em menor tempo e a prestar as melhores condições”.
Para já, ficou agendada uma reunião entre os secretários de estado das obras públicas do dois países a 16 de Novembro para definir esta estratégia de modernização da Linha entre Porto e Vigo, cujo investimento global irá rondar os 180 milhões de euros.


*** Nota do Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Viana do Castelo ***