SEARCH

01 setembro, 2016

Transporte de bicicletas - a resposta em comunicado da CP



No dia 18 de Agosto contactámos a CP Comboios de Portugal. Enviámos um email para o gabinete de comunicação com cinco perguntas. Queríamos perceber melhor qual o contexto das limitações que actualmente enfrenta quem transporta bicicleta nos comboios da CP. As perguntas eram as seguintes:

- Existe de momento prevista alguma medida que melhore as condições de acesso a quem usa bicicleta? - Está previsto normalizar as regras em todos os tipos de comboios?
- É de esperar que alguma vez todos os comboios tenham um compartimento de transporte de bicicletas?
- Será sempre necessário que um passageiro com bicicleta se informe das condições específicas do comboio que vai usar?
- É razoável esperar que deixe de ser necessário que em alguns comboios o passageiro com bicicleta se informe com o revisor se pode usar ou não bicicleta?

No dia 31 de Agosto recebemos a resposta ao email. Um comunicado, que não é necessário transcrever na totalidade:

«A CP tem vindo a melhorar as condições de transporte de bicicletas a bordo dos seus comboios, naturalmente que no contexto dos recursos e meios disponíveis. A frota de comboios que a empresa utiliza a nível nacional tem características diversificadas quer ao nível dos acessos, quer do espaço interior, pelo que as condições de transporte são distintas nos diversos serviços e regiões. É, também por esse motivo que os passageiros devem informar-se das condições de transporte previamente à realização da sua viagem. 

Relembramos as situações em que é possível, e em que condições, transportar bicicletas nos nossos comboios:»

A seguir aos dois pontos, o restante texto do comunicado é quase literalmente o que se encontra no site da CP, e cuja extensão, complexidade e multiplicação de regras e limitações motivou o contacto à CP. A pergunta que fizémos, "está previsto normalizar as regras em todos os tipos de comboios?" tinha em vista a dificuldade enfrentada por qualquer cidadão de outro país que simplesmente queira visitar o nosso país deslocando-se de comboio e tenha tido o azar de viajar com a sua bicicleta. Ou as limitações de qualquer utilizador de bicicletas que viage de comboio para além da região cujas regras habitualmente domina. O facto de as regras existirem e estarem disponíveis para consulta não é suficiente. Quisémos saber se havia ou não uma visão, uma ideia sobre o transporte de bicicletas. 

Ficámos com a ideia vaga expressa no início do comunicado de que a "CP tem vindo a melhorar as condições de transporte a bordo dos seus comboios, naturalmente que no contexto dos recursos e meios disponíveis." Certo é que cada vez mais pessoas usam bicicleta como forma de se deslocarem diariamente. É uma realidade a que a CP deverá estar atenta, porque existe muito a melhorar. Nós iremos com toda a certeza continuar atentos a este assunto.