SEARCH

31 agosto, 2016

Resolução do Conselho de Ministros desclassifica Linha do Tua

Automotora da série 9500, da frota que circulou entre Mirandela e Carvalhais.

Foi publicada no Diário da República a resolução do Conselho de Ministros (CM) que permite avançar com este processo, iniciado em 2010. Este é um passo necessário para que o projecto já em curso do empresário Mário Ferreira possa também prosseguir. Lê-se no preâmbulo à resolução do CM que apesar de o pedido de desclassificação já ter sido feito em 2010 à REFER, só agora estão reunidas as condições para desclassificar a Linha do Tua.

O projeto de Mobilidade, segundo o Governo, “passa pela exploração por razões históricas ou de interesse turístico da estrutura ferroviária, no troço entre a Estação Ferroviária de Brunheda e a Estação Ferroviária de Mirandela, em estreita cooperação com as autarquias locais”. 

De acordo com a resolução estão compreendidos na linha agora desclassificada os troços entre a Estação Ferroviária do Tua e a base da Barragem (entre o quilómetro zero e o quilómetro 1,860) e o troço entre Brunheda e a Estação Ferroviária de Mirandela - Carvalhais (entre o quilómetro 21,189 e o quilómetro 58,140). O troço entre a estação base do Tua e o apeadeiro da Brunheda, já está inundado e Mário Ferreira vai explorar um circuito fluvial para os turistas.

Este Governo encerra o processo iniciado pelo anterior executivo, concluindo a desclassificação da Linha do Tua. E na resolução do CM publicada em Diário da República explica que o futuro daquela linha ferroviária passa pelo turismo (apenas?). Para trás ficou um longa história de sucessivo desinvestimento, de remoção de material circulante, de encerramento de troços, de negligência e degradação de equipamentos. A lição da asfixia prolongada desta linha serve para estarmos ainda mais atentos aos problemas da Linha do Douro.