SEARCH

03 setembro, 2017

Vazio horário nos urbanos Porto-Braga

A Comboios XXI constatou existir uma lacuna no horário dos comboios urbanos no sentido Porto São Bento-Braga, nas últimas horas do dia. Entre as 22h45 e a 1h15, não há nenhuma ligação directa a Braga.
Questionada pela Associação Comboios XXI, a CP refere que o comboio 15201 sofreu alterações ao longo do tempo, sendo hoje à 1h15 “para garantir ligação ao último Intercidades procedente de Lisboa, com chegada a Campanhã à 1h09”. A CP justifica-se, ainda, dizendo que a “procura dos serviços urbanos tem menor expressão fora dos períodos de ponta, registando forte quebra no período nocturno”. E conclui: “Os últimos dois comboios Braga-Porto e último Porto-Braga não ultrapassam, em média, os 20 passageiros” cada.

CP deve ter em conta obrigação de serviço público

A Comboios XXI compreende os ajustes que foram feitos ao longo do tempo e reconhece a existência de alternativas para os passageiros que vêm do Sul, mas a verdade é que aquele vazio horário continua a existir. Há, diariamente, um intervalo de duas horas e meia durante o qual não existe nenhum comboio entre Porto e Braga.

Por considerar não ser um assunto interno da CP, mas um direito dos utentes, a Associação Comboios XXI pediu os dados que a empresa possui sobre o movimento e afluência de passageiros ao longo do dia no sentido Porto-Braga. Mas a CP não respondeu.

A Comboios XXI recomenda a criação de um novo comboio entre as 22h45 e a 1h15. Sendo natural que os comboios nocturnos não tenham tanta afluência como noutras alturas, é também necessário ter em conta a necessidade de prestação de serviço público por parte da CP. A ausência deste comboio por volta da meia-noite tem como efeito uma menor procura deste meio de transporte.