SEARCH

03 setembro, 2017

Editorial do Boletim n.º 10

É este o editorial do Boletim 10.

1. Precisamos urgentemente de um Plano Ferroviário Nacional (PFN) Um plano para o século XXI, pois é nele que estamos a viver. Um PFN implica linhas e comboios do nosso tempo.

2. O século XX, principalmente a segunda metade, foi negro para o transporte ferroviário: falta de visão estratégica, fecho de linhas e falta de investimento.

3. É contra isso que temos de lutar. Precisamos de uma rede ferroviária que cubra o nosso país de norte a sul e de leste a oeste tal como foi pensado no século XIX. Precisamos também de comboios modernos, nomeadamente nas linhas regionais.

4. Sabemos que não somos um país rico, mas também por isso precisamos de investir na ferrovia. Não podemos aceitar uma saída da rede ferroviária europeia, um PTEXIT.

5. O presente número do boletim (o n.º 10) continua uma publicação regular que vem desde junho de 2016 e dá notícias dos avanços (e atrasos!) na eletrificação das linhas. 

6. A realização de uma sessão pública realizada em julho em Vila Nova de Famalicão sobre a eletrificação da linha do Minho marca um passo em frente da atividade da associação que é para continuar.

7. A Associação está atenta aos problemas de funcionamento do transporte ferroviário de que é exemplo a falta de um comboio, à noite, entre Porto e Braga e a falta de informação audiovisual em muitos comboios na mesma linha.


8. Para uma informação mais desenvolvida, os leitores deverão consultar o site e as redes sociais da Associação.