Senão vejamos, algumas das razões, para reflexão:
- Nos anos 80/90, apróximadamente havia comboios rápidos de Braga-Porto em 45 minutos, viajei várias vezes neles;
- Nesta altura, existia apenas uma (1) via, para idas e vindas, como todos nós sabemos;
- Existiam um número infinito de passagens de níveis, com guarda, que se tinham de fechar manualmente por trabalhadores da CP, para darem passagem ao tráfego dos comboios;
- Nas estações e alguns apeadeiros, as partidas eram dadas pelos Chefes de Estação, portanto manualmente e localmente, porisso sujeitos a mais demoras;
- Os cruzamentos, eram efectuados apenas nas estações principais, que tinham obrigatóriamente linha dupla, aguardando os comboios suburbanos, pela passagem dos mais rápidos, coincidindo normalmente com horários planeados, para o cruzamento;
- Isto passava-se há 3 décadas, o que para hoje não se admite, uma vez que o equipamento utilizado é de todo moderno e que há 30 Anos, se utilizavam muitas máquinas a vapor, mais tarde as automotoras a gasóleo e hoje são autónomas e eléctricas;
- Não esquecer que neste tempo, havia também os agulheiros, os homens que mudavam as agulhas das linhas, para os cruzamentos, hoje é tudo feito eletrónicamente e com maior eficiência;
- Antigamente, os equipamentos da CP, eram obsoletos, viajavam muito menos pessoas, porque tinham outra concorrência mais rápida, embora sem a Auto-Estrada A3;
- Hoje mesmo assim, a CP construíu a sua própria "Auto-Estrada", com 2 vias modernas, mas a velocidade transgrediu, em comparação com a Automotora de há 20 anos, que só demorava 45 minutos;
- Hoje os passageiros quadriplicaram, em comparação com uns anos atrás;
- A linha de Braga-Porto, era um ramal da linha do Minho, que na maior parte das vezes, se fazia o "Transfer" em Nine, hoje incluída na grande região metropolitana do Porto;
- A CP, têm que se modernizar na qualidade que presta ao passageiro, nomeadamente no tempo das suas viagens;
- A CP, têm que ouvir os seus clientes, os seus protestos, os seus conselhos e os seus anseios;
- A CP, têm que responder com prontidão, áquilo que os seus passageiros diários, acham em demasia, porque hoje não há necessidade da demora da viagem ultrapassar os 40 minutos;
- A CP, têm que criar comboios rápidos entre Braga e Porto, apenas parando nas estações de Nine, Famalicão, Trofa, S. Romão, Porto Campanhã e Porto S. Bento;
- Na Estação de Ermesinde, como estes passageiros estão servidos, pela linha do Minho, Guimarães e Douro, não vejo necessidade da sua paragem, em comboios rápidos;
- Por último, a CP tal e qual como vem fazendo, porque tem essa obrigação, tem que criar alternadamente comboios a parar nos apeadeiros, para deslocar as pessoas para as estações principais, para os comboios mais rápidos.
Com os meus melhores cumprimentos.
Salvador Fernandes