SEARCH

25 janeiro, 2008

Razões para reflexão

Efectuar no futuro a viagem Braga-Porto e vice-versa em 40 minutos é de todo possível, haja vontade própria da CP e do seu Conselho de Administração.

Senão vejamos, algumas das razões, para reflexão:
  1. Nos anos 80/90, apróximadamente havia comboios rápidos de Braga-Porto em 45 minutos, viajei várias vezes neles;
  2. Nesta altura, existia apenas uma (1) via, para idas e vindas, como todos nós sabemos;
  3. Existiam um número infinito de passagens de níveis, com guarda, que se tinham de fechar manualmente por trabalhadores da CP, para darem passagem ao tráfego dos comboios;
  4. Nas estações e alguns apeadeiros, as partidas eram dadas pelos Chefes de Estação, portanto manualmente e localmente, porisso sujeitos a mais demoras;
  5. Os cruzamentos, eram efectuados apenas nas estações principais, que tinham obrigatóriamente linha dupla, aguardando os comboios suburbanos, pela passagem dos mais rápidos, coincidindo normalmente com horários planeados, para o cruzamento;
  6. Isto passava-se há 3 décadas, o que para hoje não se admite, uma vez que o equipamento utilizado é de todo moderno e que há 30 Anos, se utilizavam muitas máquinas a vapor, mais tarde as automotoras a gasóleo e hoje são autónomas e eléctricas;
  7. Não esquecer que neste tempo, havia também os agulheiros, os homens que mudavam as agulhas das linhas, para os cruzamentos, hoje é tudo feito eletrónicamente e com maior eficiência;
  8. Antigamente, os equipamentos da CP, eram obsoletos, viajavam muito menos pessoas, porque tinham outra concorrência mais rápida, embora sem a Auto-Estrada A3;
  9. Hoje mesmo assim, a CP construíu a sua própria "Auto-Estrada", com 2 vias modernas, mas a velocidade transgrediu, em comparação com a Automotora de há 20 anos, que só demorava 45 minutos;
  10. Hoje os passageiros quadriplicaram, em comparação com uns anos atrás;
  11. A linha de Braga-Porto, era um ramal da linha do Minho, que na maior parte das vezes, se fazia o "Transfer" em Nine, hoje incluída na grande região metropolitana do Porto;
  12. A CP, têm que se modernizar na qualidade que presta ao passageiro, nomeadamente no tempo das suas viagens;
  13. A CP, têm que ouvir os seus clientes, os seus protestos, os seus conselhos e os seus anseios;
  14. A CP, têm que responder com prontidão, áquilo que os seus passageiros diários, acham em demasia, porque hoje não há necessidade da demora da viagem ultrapassar os 40 minutos;
  15. A CP, têm que criar comboios rápidos entre Braga e Porto, apenas parando nas estações de Nine, Famalicão, Trofa, S. Romão, Porto Campanhã e Porto S. Bento;
  16. Na Estação de Ermesinde, como estes passageiros estão servidos, pela linha do Minho, Guimarães e Douro, não vejo necessidade da sua paragem, em comboios rápidos;
  17. Por último, a CP tal e qual como vem fazendo, porque tem essa obrigação, tem que criar alternadamente comboios a parar nos apeadeiros, para deslocar as pessoas para as estações principais, para os comboios mais rápidos.

Com os meus melhores cumprimentos.

Salvador Fernandes