Não estamos a pedir nada do que a CP não tenha já posto em marcha.
Aquando da duplicação e electrificação da linha Braga-Porto, a CP - na cerimónia de inauguração que decorreu na Estação de Braga e onde estive presente como jornalista do Correio do Minho - levantou bem alto esta bandeira: gastamos muito dinheiro na duplicação e electrificação da linha para aproximarmos as duas cidades.
O certo é que, de princípio, havia comboios com horários muito perto dos 45 minutos. Recordo quem havia um comboio que saía do Porto às 12.15 m. e chegava a Braga às 13 horas. Eram 45 minutos!
Com a mudança de horários, para pior, os comboios passaram a funcionar como o transporte do Porto, isto é, a partir de determinada Estação, páram em todas as paragens, como se fosse um autocarro dos STCP.
Compreendo que haja comboios que salvaguardem os interesses dos utentes que vivem entre Braga e Nine. Mas penso que, com bom senso, é possível colocar comboios semi-directos entre Braga e Porto, com paragens em Nine, Famalicão, Trofa, Ermesinde e Porto Campanhã,
E já repararam que os comboios que saem de Braga às 7h.24m. e 8h.04m. já partem praticamente cheios? Para arranjar lugar sentado no comboio das 8h.04m. é necessário estar na Estação de Braga dez minutos antes, de maneira a apanhar a chegada do comboio que vem do Porto e entrar rapidamente.