SEARCH

21 abril, 2008

Acerca da Associação...

A associação que se pretende formar (e cujo nome está em estudo) é fundamentalmente uma associação, sem fins lucrativos, de natureza cívica.

Ela terá por objectivo principal promover a melhoria do serviço público de transporte ferroviário, dando particular atenção ao transporte na linha Porto-Braga. Ao mesmo tempo procurará promover o estudo científico e técnico da temática do transporte ferroviário e da sua envolvente para que os sócios possam falar desta matéria com melhor conhecimento.

Deseja-se uma associação com muitos sócios, pois só assim será forte. A quota deverá ser baixa de modo a não impedir quem quer que seja de se inscrever. Há quem proponha uma quota de cinco euros por ano (ainda que nada impeça um sócio de entregar uma quantia superior). Parece pouco, mas todos sabemos como pagamos quotas e tantas outras prestações para mil e uma coisas. É melhor uma associação com mil sócios a cinco euros por ano do que uma associação com cem sócios a pagar cinquenta euros.

A associação deverá ter uma estrutura simples com uma assembleia geral, uma direcção (cinco membros) e um conselho fiscal. Deverá funcionar muito bem, ter iniciativas e fazer-se ouvir. Deve tornar-se uma associação activa, com iniciativas e, por isso, respeitada.

Está à disposição para leitura, sugestões, críticas ou apenas manifestação de concordância um projecto de estatutos (clique AQUI).

Texto de António Cândido de Oliveira