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14 maio, 2008

Resumo da Entrega 12 Maio

Pensando em todos os que têm seguido este assunto com interesse, deixamos aqui um resumo da Reunião com a Administração da CP.

A Comissão de Utentes da Linha Braga-Porto reuniu-se com a administração CP, na passada segunda-feira, 12 de Maio na estação de S.Bento (Porto), com o intuito de entregar uma cópia das 7015 assinaturas recolhidas no âmbito da Petição "Braga-Porto: 40minutos". As principais solicitações prendem-se com a redução do tempo de viagem para 40 minutos (que dura actualmente 1 hora) em pelo menos 6 viagens diárias, e ainda com o reforço do serviço ao fim-de-semana e à noite.

Ricardo Bexiga, administrador da CP, classificou a linha Porto-Braga como “essencial” e afirmou que “é do interesse da CP diminuir o tempo de viagem e agradar aos utentes”. No entanto, o administrador esclareceu que “não é possível reduzir o tempo de viagem sem resolver a problemática das linhas da Trofa e de Ermesinde”, para a qual a Refer, empresa responsável pelas estruturas ferroviárias, já foi alertada.

Ermesinde sofre de um problema de congestionamento devido à convergência de vários serviços, enquanto na Trofa o problema prende-se com a existência de uma via única. Para esta última, Ricardo Bexiga garantiu que “a obra de duplicação da linha já foi adjudicada e estará concluída no próximo ano”.

A única solução seria eliminar algumas paragens durante o percurso e decorre já um inquérito por parte da CP para saber se tal é possível, mas Ricardo Bexiga pensa que isso será “difícil”. “Somos um serviço público, não podemos eliminar paragens”, mesmo que estas tenham fraca afluência, disse.

Bruno Almeida, da comissão de utentes, diz compreender os constrangimentos existentes e que “não podem ser resolvidos só pela CP, mas também pela Refer e pelo Governo”, adiantando que a comissão está a elaborar um horário que permita “reduzir o horário sem diminuir as alternativas para não deixar ninguém descontente”.

No dia 30 de Março, a CP encurtou o tempo de viagem entre Porto e Braga para 50 minutos em apenas 2 ligações diárias em cada sentido. No entanto, segundo José Pedro Santos, da comissão de utentes, “estas viagens além de serem insufientes têm sofrido constantes atrasos".

Texto adpatado pelos intervenientes, a partir da noticia do site JORNALISMO PORTO NET

Pode igualmente ver o VIDEO.