SEARCH

27 junho, 2008

Entrega da Petição aos responsáveis da REFER

Como é usual, deixamos aqui um RESUMO da actividade da comissão. Desta vez foi a entrega da Petição aos responsáveis da REFER.

Data e Local:
26 de Junho de 2008, 13h10 – 14h15
Unidade Operacional do Norte (Campanhã)
Representantes da Comissão:
Ana Luísa Palminha, Bruno Almeida, Salvador Fernandes e Zulmira Silva
Representantes da REFER:
Eng. Carlos Reis (Relações Institucionais), Eng.Fernando Pereira (Unidade Operacional do Norte)

Assuntos abordados pela CULBP
1. Apresentação da CULBP e dos resultados da Petição.
2. Resumo das actividades realizadas até à data.
3. Perspectiva de criação de uma associação de âmbito mais alargado que a CULBP e que dará continuidade ao trabalho desta.
4. Apresentação dos objectivos gerais da realização de colóquios sobre transportes públicos e, em particular, do próximo colóquio do dia 2 de Julho “As Potencialidades da Linha Braga Porto”.

Outros assuntos abordados pelos presentes
1.Conversa afável sobre os problemas dos transportes públicos, em particular dos ferroviários, que implicam investimentos muito avultados e realizáveis num espaço temporal muito alargado.
2.Comunicação de que já foram efectuados vários estudos no passado sobre possíveis ligações ferroviárias, entre outras, entre Braga e Guimarães e Braga e Barcelos, etc..
3. Indicação de que as obras na zona da Trofa estão a avançar.
4. Relativamente à quadruplicação da linha entre Ermesinde e Contumil, ainda não há prazos definidos, prevendo-se que o estudo de impacto ambiental esteja concluído no 2.º trimestre de 2009 e as obras possam decorrer, se houver decisão da tutela nesse sentido, entre 2011 e 2013. Aqui a CULBP/futura associação pode desempenhar um papel importante!
5. O Eng. Carlos Reis salientou que é com muito gosto que a REFER reúne com as comissões de utentes em geral e que tudo fará para que haja um diálogo franco entre a CULBP e a REFER.
6. No final, o Eng. Fernando Pereira saudou com agrado o sentido de cidadania demonstrada pelos membros da CULBP e alertou para o facto de a futura associação dever procurar apoio junto das autarquias locais, no sentido de dar mais voz às suas reivindicações, referindo concretamente que o tempo de 40 minutos é perfeitamente lógico na ligação Braga Porto.