A CP, a Refer, a APDL e a Câmara Municipal de Matosinhos assinam amanhã os protocolos para o relançamento do serviço ferroviário de passageiros na Linha de Leixões.
O projecto é velho de anos mas reganhou actualidade recentemente, com o anúncio da intenção do Governo de repôr as ligações ferroviárias ainda este ano.
Em causa está a utilização da Linha de Leixões, que liga Contumil, no Porto, ou Ermesinde, em Valongo, ao porto de Leixões, para o tráfego de passageiros.
Há quatro anos, estudos realizados pela CP apontavam para uma utilização daria de cerca de 20 mil pessoas, com os comboios a circularem essencialmente nas horas de ponta da manhã e da tarde, e com um tempo de viagem entre Leixões e Ermesinde de cerca de 25 minutos.
Em Leixões, a reabertura ao tráfego de passageiros da linha ferroviária deverá obrigar a reformular os limites sul do porto, até porque se pretende seja garantida a ligação entre a estação ferroviária e a estação final da linha do Metro que liga Matosinhos ao centro do Porto.
in Transportes e Negócios