SEARCH

25 agosto, 2009

Refer compra travessas aptas para a mudança de bitola

in Público, 2009.08.22
por Carlos Cipriano

A Refer vai investir 18,4 milhões de euros na compra de 300 mil travessas de betão que têm a característica de se poderem adaptar aos dois tipos de bitola (distância entre carris) ibérica e europeia.

A adjudicação da encomenda foi dividida numa proporção de dois terços e de um terço às duas únicas empresas portuguesas destes ramos de actividade – à Geofer (do grupo Cimpor), por 11,3 milhões de euros, e à Satepor, por 7,1 milhões de euros.

As travessas de dupla fixação são assim chamadas porque permitem que nelas assentem carris com uma distância de 1,668 metros (ibérica) que podem, de forma simples, ser mais tarde ajustados à distância de 1,435 metros. A Refer decidiu aplicar este material nas modernizações de troços da rede ferroviária nacional que impliquem a substituição ou instalação de novas travessas de modo a dotá-la de maior versatilidade no que
se refere a uma “eventual futura migração da bitola”.

Até ao final deste ano deverão estar instaladas cerca de 190 mil travessas de dupla fixação, a que corresponde uma extensão de 103 quilómetros abrangendo troços como o ramal de ligação à Siderurgia Nacional, o ramal ao Porto de Aveiro e a variante de Alcácer (que se insere na linha Sines-Elvas). Nos próximos anos a empresa espera continuar a usar este tipo de travessas (cujo custo não é superior ao das travessas de fixação única) na ligação Sines-Elvas e nas linhas do Norte, Minho e Leste.

Em Espanha já por várias vezes ficou quase decidido mudar a bitola a toda a rede ferroviária para a adaptar à norma europeia (o que teria implicações imediatas na rede portuguesa), mas as autoridades recuaram perante as dificuldades técnicas e os custos de tal reconversão.