SEARCH

09 julho, 2010

Reunião com a CP - Porto

Reunião da Associação ComboiosXXI com a CP Porto

Data: 2010/07/01

Local: Estação de S. Bento

Representantes da Comboios XXI: António Cândido Oliveira, Bruno Almeida, Carlos de Sá e Sérgio Gonçalves

Representantes da CP: Fernando Moreira, Eduarda Loureiro e Gil Maia.

ORDEM DE TRABALHOS

1. Segurança

Face às recentes notícias sobre novos problemas de insegurança na linha de Sintra (urbanos de Lisboa), a Comboios XXI elogiou o esforço que tem sido feito pela CP Porto, em particular pelos seus revisores, para pôr cobro a algumas situações de insegurança ou de grave incómodo para os utentes. Discutiu-se ainda a necessidade de a CP ser intransigente nestas situações para evitar que adquiram proporções que mais tarde se tornem incontroláveis.

2. Evolução das obras na Trofa

A conclusão das obras na zona da Trofa estava prevista para Abril de 2010. Questionada sobre o atraso e sobre falta de qualquer explicação pública sobre este facto, a CP Porto indicou que tem procurado junto da Refer obter informações; no entanto, à Comboios XXI a CP Porto indicou não ter conhecimento de qualquer data. A Associação demonstrou o seu descontentamento veemente com o atraso das obras e, sobretudo, com a falta de responsabilização dos intervenientes, os quais deveriam apresentar publicamente as causas do atraso e adiantar uma previsão para conclusão desta obra, que vai chegar com mais de 6 anos de atraso.

3. Novos horários para aos Urbanos do Porto (com a entrada em funcionamento da variante da Trofa)

A Comboios XXI apresentou à discussão alguns pontos que considera importante serem implementados:

3.1. Percurso de 45 minutos, entre Braga e São Bento, para um conjunto de comboios rápidos (em cada sentido, pelo menos três de manhã, um à hora de almoço e três ao final do dia de trabalho), suprimindo as paragens de Cambeses, Lousado e Travagem, e de 60 minutos para os restantes;

3.2. Coordenação dos comboios "normais" da linha de Braga com a linha de Guimarães, em Lousado, de modo a garantir transbordo com um máximo de cinco minutos de espera;

3.3. Coordenação dos regionais da linha do Minho com os comboios da linha de Braga, em Nine, de modo a garantir transbordos com um máximo de cinco minutos de espera;

3.4. Coordenação dos comboios da linha de Leixões com os comboios das linhas de Braga e Penafiel/Caíde, invertendo a orientação vigente, de modo a assegurar transbordos rápidos.

A CP afirmou que já tem uma ideia global de como serão os novos horários, mas que ainda não está em condições de apresentar uma proposta concreta, pois depende da aprovação da Refer.

4. Linha de Leixões

A Comboios XXI afirmou continuar a aguardar pelas paragens no São João e na Arroteia, prometidas para Abril. A CP Porto afirmou que os projectos estão prontos e aprovados, mas que ainda não há previsão para o início das obras, estando estas pendentes de um acordo a celebrar entre a Refer e a Câmara de Matosinhos. A CP Porto indicou também que tem feito várias diligências junto da Refer para ir ao encontro destas reivindicações, uma vez que a também empresa pública não está satisfeita com a evolução desta linha.

A associação lembrou ainda a vital ligação ao Senhor de Matosinhos, sendo que é já tecnicamente possível (porque há catenária) estabelecer a ligação até às imediações do Mar-Shopping.

Segundo a associação, será também fundamental pressionar a REFER para encontrar uma solução que devolva aos passageiros o usufruto da estação de S. Mamede de Infesta, pois os "abrigos" ali colocados são um absurdo.

5. Novo sistema de bilhética

A Comboios XXI afirmou estar apreensiva quanto ao novo sistema de bilhética, o qual,

5.1. Na região metropolitana de Lisboa tem causado enormes problemas aos utentes;

5.2. Não contemplará as assinaturas flexíveis, das quais os utentes não abdicam em circunstância alguma.


6. Limpeza das composições

A limpeza das carruagens tem-se degradado substancialmente. O problema tende a agravar-se no tempo de praia, nomeadamente porque os comboios procedentes da linha de Aveiro fazem serviço seguido nas linhas a Norte, sem que haja tempo para realizar a necessária limpeza, nomeadamente, da areia que deixam os veraneantes.

7. Filas de Outono

A Comboios XXI indicou esperar que a CP tome medidas para não repetir as longas filas do Outono passado, quando da apresentação da documentação para os cartões de estudante. Esse serviço deve ser autonomizado, de modo a evitar que os restantes utentes sejam prejudicados por essa ocorrência sazonal. Seria interessante se a CP descentralizasse essa função para junto dos pólos universitários e das escolas.

8. Extensão dos urbanos a Barcelos

Fazendo eco de inúmeros pedidos, a Comboios XXI sugeriu a extensão do serviço urbano a Barcelos, utilizando um protocolo semelhante ao existente na ligação ao Marco, em que a parte final do percurso é realizada, enquanto o troço não estiver electrificado, por automotoras do serviço regional. A Unidade de Urbanos do Porto afirmou não ter competência para avançar com a ideia, mas que a estudaria, do ponto de vista comercial, se tal lhe for superiormente proposto.