Porto 24, por Ana Isabel Pereira
"A Metro do Porto e a CP verificaram, no último trimestre de 2010, um crescimento de passageiros nas linhas e percursos que constituem uma alternativa às antigas SCUT, onde o Governo introduziu em Outubro portagens.
(...)
Já a CP informou o P24, através do seu gabinete de comunicação, que, “após uma análise detalhada somente aos percursos de influência das ex-SCUT”, verificou “um crescimento de passageiros de cerca de 4,5% referente a viagens ocasionais e pendulares, casa – trabalho e casa – escola”, nos meses de Outubro e Novembro de 2010, face ao período homólogo de 2009.
Nos dois primeiros meses após a entrada em vigor do decreto-lei que permitiu a introdução de portagens nas três antigas SCUT do Grande Porto, Costa de Prata e Norte Litoral, a CP registou então “um acréscimo de 91.700 viagens relativamente a 2009″
A empresa salvaguarda, contudo, que, os factores que estão na origem destas alterações são de ordem diversa, não se podendo “atribuir directamente estes crescimentos à questão das portagens nas SCUT”.
“Por outro lado, consideramos também que é ainda cedo para se tirarem fortes conclusões sobre esta questão”, sublinhou a mesma fonte, alertando ainda que “só em Janeiro as medidas de austeridade relacionadas com a contenção orçamental de 2011 se começam a reflectir directamente na ‘economia doméstica’ dos cidadãos”.
O P24 tentou, sem sucesso, obter, desde o início do mês, informação sobre o tráfego nas três antigas SCUT após a introdução de portagens junto das concessionárias Ascendi e Euroscut e da empresa Estradas de Portugal."