SEARCH

10 junho, 2011

Sindicatos desconvocam greves na CP

Jornal de Negócios 09.06.2011 por Alexandra Noronha

Os sindicatos dos ferroviários desconvocaram as greves marcadas para todo o mês de Junho, começando já por amanhã, depois da Inspecção-Geral de Finanças (IGF) ter validado o estudo da CP que permite aplicar o Acordo de Empresa (AE) a algumas cláusulas da organização do trabalho, em vez das regras da Função Pública.

Em comunicado, a CP diz que “ a Inspecção Geral de Finanças transmitiu esta tarde a conclusão da análise feita ao estudo da CP, tendo validado a aplicação dos Acordos de Empresa na CP - Comboios de Portugal, EPE e na CP Carga, SA”.

Desta forma, “as empresas comunicaram o resultado da análise da IGF às organizações sindicais presentes em reunião hoje na sede da CP – SNTSF, SMAQ, SFCRI e SINFA – que se disponibilizaram, mediante este resultado a desconvocar todas as greves em curso durante o mês de Junho”, diz a transportadora.

A empresa avisa no entanto que “os efeitos previstos de atrasos e supressões dos comboios já para o dia de amanhã, 10 de Junho, não deverão verificar-se, embora possam ocorrer pontualmente pequenas perturbações que as empresas procurarão corrigir por todos os meios ao seu alcance”.