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05 julho, 2011

O absurdo: Ligação a Vigo dá prejuízo de 19.600 euros/mês

A CP  acaba de se justificar com o ridículo prejuízo de 235 000 euros por ano.
Isto significa que se a CP conseguir apenas mais 13 passageiros para cada um dos 4 comboios diários o serviço passa a dar lucro, tendo em conta os 12,5 euros por bilhete!

Ou seja, a CP prefere acabar com um serviço com falhas flagrantes ao nível de conveniência, promoção e conforto, facilmente resolvidos no curto prazo e a baixo custo (sem se falar da muito adiada revitalização da linha) do que tentar conquistar, no mínimo, mais 13 passageiros em cada serviço que efectua!

Rejeitamos totalmente uma estratégia comercial com esta postura, que evidencia a flagrante incompetência em lidar com os desafios com que se depara esta empresa, tornada mais óbvia em casos em que existe um potencial tão evidente como no serviço Internacional na Linha do Minho, com ligação ao centro do Porto e ao serviço de Metro com ligação directa ao Aeroporto Sá Carneiro.

Por este motivo não acreditamos que este serviço possa terminar por esta margem absurda, e não aceitamos que se tomem decisões radicais deste tipo sem que sejam sequer precedidas por uma tentativa séria de abordar as melhorias necessárias no serviço prestado, e assim conquistar mais utentes.

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Diário de Notícias e Jornal de Notícias 03.07.2011

A CP justificou hoje a decisão de suprimir a ligação até Vigo por representar um prejuízo mensal de 19.600 euros e afirmou que não deve continuar "a perder dinheiro num serviço operado em território espanhol". 

"A prestação do Serviço Internacional entre Valença e Vigo acarreta prejuízos para a CP. Na conjuntura atual, em que a empresa está obrigada a uma rigorosa contenção orçamental e à redução de custos, foi entendido que não se deveria continuar a perder dinheiro num serviço operado em território espanhol", disse hoje à Lusa fonte da CP.

Todos os anos, a CP transporta cerca de 15.500 passageiros no troço Valença/Vigo, que começa no Porto, duas vezes por dia, de segunda a domingo.
"O défice mensal actual é de cerca de 19.600 euros, o que corresponde a um défice anual de cerca de 235.000 euros", acrescentou a fonte.

A mesma fonte acrescenta que o assunto foi abordado com a congénere, Renfe, que "compreendeu os argumentos da CP e mostrou-se indisponível para suportar os custos da totalidade do serviço realizado em território Espanhol".

Desta forma, a empresa portuguesa decidiu avançar com a supressão da ligação internacional a partir de domingo, até porque, sublinha a CP, "o comboio apresenta pouca capacidade competitiva face à rodovia, apresentando esta tempos de deslocação mais rápidos, cerca de 02:00 de autocarro quando o comboio demora 03:20, para preços semelhantes".