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28 novembro, 2011

A Linha do Minho e o Corredor Atlântico

A Comboios XXI foi a primeira organização a mobilizar-se para a defesa do Porto-Vigo e de seguida passamos a uma postura proactiva pela defesa do investimento na ferrovia de passageiros na Linha do Minho, em toda a sua extensão e até Vigo. 

Fomos seguidos de imediato por representantes políticos de todos os quadrantes e por outras instituições desta região, que demonstraram o seu apoio de vários modos e tornando numa causa comum a angariação de investimento para tirar partido das potencialidades deste meio de transporte, especialmente tendo em conta as actuais transformações sociais, económicas e o modo como se reflectem nos hábitos de mobilidade.

Com esta mobilização dos últimos meses foi possível preservar o serviço internacional e tornar este tema numa questão inevitável quando se aborda o desenvolvimento do noroeste peninsular mas ainda não se conseguiu obter um compromisso claro relativamente ao futuro, pelo que continuaremos a trabalhar.

Aqui fica um resumo dos acontecimentos mais recentes:

Associações empresariais atentas à mobilidade na fachada Atlântica
“Mobilidade na fachada Atlântica – o sector ferroviário” é o tema da primeira iniciativa das principais associações representativas do empresariado da Região Norte para intervirem na definição da estratégia de Portugal e Espanha para o sector dos transportes de mercadorias. O objectivo é estruturar um movimento de opinião que dê expressão aos receios e propostas da sociedade civil nesta matéria.

Comboios: Modernização da Linha do Minho chega a Durão Barroso
'Esta ligação representa um pequeno investimento financeiro de cerca de 100 milhões de euros, que corresponde a 1/8 dos oitocentos milhões de euros que a Comissão Europeia concedeu a Portugal para a ligação ferroviária de alta velocidade Porto-Vigo e que se perderão se a obra não se realizar até final deste Quadro Comunitário de Apoio'

Governo diz que ligação ferroviária Porto-Vigo é "estruturante"
Governo quer candidatar ligação Porto-Vigo ao próximo QREN
O secretário de Estado dos Transportes considerou, esta segunda-feira, a ligação ferroviária Porto-Vigo "estruturante" e disse desejar que no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio seja possível integrar esta linha na agenda ibérica.

El Concello de Tui pedirá a Renfe un servicio de tren directo con A Coruña
Por unanimidad de toda la corporación se aprobó una moción del BNG en la que pide una reunión urgente con Renfe para pedir en la estación de Tui, la mejora de horarios y mayor frecuencia de trenes, y que se implante un servicio vertebrador que permita la comunicación directa desde Oporto (Portugal) hasta A Coruña, además de que se realicen las gestiones oportunas para mejorar el servicio.

Comissão Europeia admite financiamento da modernização da ligação ferroviária entre Porto e Vigo
"A modernização das linhas ferroviárias em Portugal pode ser financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelo Fundo de Coesão, através dos programas regionais ou do programa de desenvolvimento territorial (POVT)", explica o comissário europeu Joahnnes Hahn
 
REFER realiza estudo de mercado sobre "potencialidades" da Linha do Minho
A REFER está realizar um estudo de mercado sobre as potencialidades da Linha do Minho, embora admita que a concretização da modernização da rede entre Nine e Valença vai depender do Governo.