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07 abril, 2012

A Crise nos Transportes Ferroviários

Esta associação teve como origem a melhoria do serviço na linha Braga-Porto.
Depois estendeu a sua acção a outras linhas, interessando-lhe não só o que se passa a nível da região, mas da eurorregião e do país.
Assume-se como uma associação de utentes, de âmbito nacional, que luta por uma melhoria do serviço público de transporte ferroviário.
Vive-se, dentro da crise que atravessa o país, uma crise muito particular no âmbito dos caminhos de ferro.
Assistimos a uma desvalorização deste meio de transporte quando deveríamos assistir a uma maior atenção e investimento nele.
Fica-nos a ideia de uma política desastrada a nível do governo neste sector acompanha por uma gestão que vai pelo mesmo caminho.
Este blogue é bem testemunho disso.
Seguem alguns  breves exemplos de muitos outros, ligados aos trabalhos desta associação:
1)Por muito que esta associação tenha dito que não tem sentido que a ligação Braga-Porto demore tanto tempo e que uma das razões desse facto é a paragem em todas as estações a partir da Travagem em direcção ao Porto (6 ao todo), o certo é que os comboios, mesmo rápidos, num sentido ou noutro, param em todas elas. Só uma razão explica isso: a falta de consideração por quem não mora no Porto ou na sua envolvente.
2) Muitos passageiros gostariam ao chegar ao Porto ter boas ligações com os comboios que seguem para Coimbra e Lisboa. Não têm. Há descoordenação de horários. o mesmo se diga em sentido contrário. Chega-se de Lisboa ou de Coimbra e não há continuação adequada para Braga ou para o Alto Minho.
3) A introdução recente da "bilhética" tem provocado um monte de problemas. Ando com dois cartões no bolso (como se já não tivéssemos cartões dos mais variados tipos que chegassem), quando um deveria bastar para todos os trajectos. Acresce que mesmo carregados dão erro e são constantes as queixas.
António Cândido de Oliveira