SEARCH

28 maio, 2013

Comboio Internacional Porto - Vigo

A associação Comboios XXI tem vindo a acompanhar atentamente a situação da Linha do Minho e os anúncios relativos ao serviço regional e à ligação internacional Porto - Vigo.  

A Comboios XXI  pronunciou-se já, por diversas vezes, sobre a necessidade de dotar este importante eixo de condições adequadas à procura de transporte nas regiões que atravessa, bem como  sobre a problemática da ligação internacional Porto-Vigo.

Após as recentes declarações sobre este mesmo serviço e notícias contraditórias e pouco esclarecedoras sobre este tema, a Comboios XXI gostaria de deixar claro que: 

  1. Nunca como hoje foi tão necessário dotar o eixo internacional Porto-Vigo de um serviço de transporte de passageiros actual e competitivo. Note-se que as pontes de Valença e Cerveira têm mais tráfego do que todas as outras fronteiras entre Portugal e Espanha somadas! 
  2. O serviço actualmente existente, embora apresentando lacunas evidentes, não deve ser interrompido ou descontinuado, antes melhorado, no sentido de oferecer melhor tempo de viagem e mais conforto a bordo sem, no entanto, deixar de servir os centros urbanos ao longo do percurso onde a procura existe. 
  3. As condições de circulação na via devem ser objecto de obras de melhoramento há muito previstas, que possibilitem maior capacidade de transporte de passageiros e mercadorias. 

A Comboios XXI continuará atenta ao desenrolar deste processo e aguarda a divulgação mais detalhada das alterações anunciadas para este Verão.  

Porque acreditamos que a prioridade dos governos de Portugal e da Espanha e das empresas CP e RENFE deve ser a oferta do melhor serviço possível aos cidadãos, estamos esperançados que este processo obtenha dos responsáveis atenção continuada e a melhor solução possível, pois o mês de Julho aproxima-se velozmente. 

Braga, 22 de Maio de 2013 

A Comissão Directiva da Associação Comboios XXI