SEARCH

16 outubro, 2013

Sardinha em lata

Foto: Bruno Almeida CXXI
O comboio 15239, que sai de São Bento às 18:15 dos dias úteis, anda sempre como as fotos documentam: passagei-ros como sardinha em lata! E à sexta-feira ainda é pior.
É verdade que até Ermesinde saem alguns passageiros, mas nem por isso a viagem fica muito facilitada para quem segue para Famalicão ou Braga: inúmeros passageiros fazem todo o percurso (quase uma hora) de pé – e nos primeiros 17 minutos sem terem, sequer, onde se agarrarem. Além do perigo que isso representa em caso de frenagem brusca, o desconforto é por demais evidente; então no período do Verão, quando o ar condicionado não consegue dar vazão a tamanhas enchentes, é um verdadeiro suplício.


Foto: Bruno Almeida CXXI
 Estamos fartos de ouvir que não há material circulante suficiente para fazer circular uma composição dupla naquele horário, sem que alguém se tenha dignado demonstrar essa afirmação. Ao que sabemos, é uma questão de prioridades. E, para a CP, nomeadamente para a direcção dos Urbanos do Porto desde que a Dra. Otília Queiroz e Sousa se retirou, os passageiros – e em particular os passageiros da linha de Braga(*) – não são uma prioridade.


(*) – conforme se pode demonstrar com o tratamento dado, em momentos de greve ou de alguma perturbação na circulação: a linha de Braga é a que tem sofrido as piores consequências.