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10 abril, 2016

Projeto de modernização da linha de Cascais só estará concluído em 2021



Projeto de modernização da linha de comboios de Cascais poderá mesmo avançar com dinheiros europeus. Governo vai pedir 126 milhões do Plano Juncker e obras deverão ficar concluídas em 2021.

O governo vai pedir a alocação de 126 milhões de euros de fundos comunitários do Plano Juncker para as tão aguardadas obras da linha de comboios de Cascais, avança o Diário de Notícias na edição deste domingo. O projeto para mudar a corrente elétrica da linha, incompatível com o resto da rede ferroviária, e renovar os comboios que lá circulam, é antigo. Mas devido à sua complexidade e ao elevado investimento exigido, tem sido permanentemente adiado.

Depois de abandonado o projeto do anterior governo de concessionar a linha suburbana a privados, que nunca saiu do papel, o plano passa agora por apresentar uma candidatura aos fundos europeus do pacote para infraestruturas. Segundo o DN deste domingo, as obras só deverão ficar concluídas no final de 2021.

As carruagens que circulam em Cascais tem várias décadas, algumas datam dos anos 50 do século passado, e apesar da renovação realizada ainda pela Sorefame no final dos anos 90, será necessário novo material circulante. Para além de tração elétrica e dos comboios, são também necessários investimentos na sinalização e na infraestrutura. O desgaste nas composições tem provocado um número crescente de avarias e intervenções de manutenção que já levou a CP a reduzir a oferta de comboios na linha de Cascais.

Já em fevereiro o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, tinha anunciado a intenção do Governo de usa o plano Juncker para o projeto de modernização daquela linha.

Na altura, Pedro Marques tinha dito que este seria o primeiro projeto do Estado português a ser alvo do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, da Comissão Europeia. “Este é um dos projetos que gostaríamos de candidatar ao Plano Juncker”, disse o governante no último dia 26 de fevereiro no Parlamento. O ministro não especificou como será feita a renovação dos comboios daquela linha, deixando apenas a certeza de que não haverá concessões para projetos na área dos transportes.

A modernização da linha ferroviária de Cascais era um dos projetos incluído no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020 aprovado em 2014 pelo anterior Governo de Passos Coelho, que previa um gasto de 160 milhões de euros financiados sobretudo por fundos comunitários.