SEARCH

06 outubro, 2016

Centro Interpretativo do Tua custa €2 milhões


Dois edifícios ferroviários querem dar a conhecer a região a mais turistas. Venda de produtos regionais e conteúdos que preservem a memória do Vale do Tua são o chamariz.



Meio ano é o prazo previsto para a conclusão das obras de remodelação de 2 edifícios da estação ferroviária de Foz Tua, em Carrazeda de Ansiães, avança hoje o Jornal de Notícias.
No imóvel de pedra será instalado o Centro Interpretativo da memória do Vale do rio Tua.

A empreitada está orçada em 700 mil euros. Contudo, o novo equipamento cultural implica um investimento total de 2 milhões de euros, se a isso acrescermos a criação de conteúdos museológicos originais.

Prevista está também a renovação de um outro edifício em madeira que será um espaço comunitário, destinado à venda de produtos regionais.

"Atrair mais turistas à região" é o objetivo, afirma o presidente da Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua, Fernando Barros. Em declarações ao mesmo diário, garante que esta será uma mais-valia, que se vem juntar à possibilidade de aí se fazerem percursos pedestres e à beleza natural da região, que aposta na "recuperação do património".
De lembrar que os dois edifícios, propriedade da Infraestruturas de Portugal (IP), foram concessionados à Agência por um período de 20 anos que pode ser prolongado.

A obra foi concebida pelo arquitecto Pedro Azevedo com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte, ao nível da concepção e arquitectura.



Notícias Relacionadas:

Linha do Tua concessionada a privado por 50 anos