SEARCH

19 setembro, 2017

Electrificação Caíde-Marco. IP propõe encerrar troço durante três meses, comissão de utentes está de acordo

Os 16 km entre Caíde de Marco de Canaveses deverão encerrar ao trânsito de comboios durante três meses, para que as obras estejam prontas em cinco. É a sugestão da Infraestruturas de Portugal (IP), que mereceu o acordo da Comissão de Utentes da Linha do Douro.

Esta foi a principal conclusão da sessão de esclarecimento sobre aquela obra que teve lugar no auditório da câmara municipal do Marco de Canaveses no passado dia 15 de Setembro. Além dessa proposta, que deverá ser posta em prática, a IP sugeriu ainda que a obra decorresse durante 12 meses, mas sem interdições na circulação.

Na sessão aberta ao público estiveram presentes vários ferroviários e autarcas locais, como o presidente da CM do Marco, Manuel Moreira (que não vai recandidatar-se nas próximas autárquicas), e Horácio Teixeira, representante da IP. A Associação Comboios XXI também se fez representar, com um elemento da sua direcção.

O último revés nesta inaudita obra foi a saída de cena da empresa ao cargo da qual estavam os trabalhos. O consórcio espanhol alegou “dificuldades financeiras” para fazer face às obras imprevistas nos três túneis, cuja complexidade surpreendeu a Isolux-Corsán.

A IP, entretanto, está a acelerar os projectos para aquele troço, tendo referido que pretende efectuar uma renovação integral de via ao mesmo tempo que conclui as obras de electrificação, para evitar perturbações futuras. Esses projectos "estarão concluídos durante o mês de Outubro", garantiu a gestora da ferrovia nacional. Ainda não se sabe ao certo, porém, quando recomeçarão as obras.